Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidor lança livro sobre acusações de feitiçaria contra mulheres negras nas Minas Gerais colonial
conteúdo

Notícias

Servidor lança livro sobre acusações de feitiçaria contra mulheres negras nas Minas Gerais colonial

Obra é fruto da pesquisa de doutorado do historiador e técnico-administrativo Giulliano Sousa. Evento acontece no dia 11/07, às 19h30, no auditório do Campus. Inscreva-se!
publicado: 04/07/2025 15h23, última modificação: 09/07/2025 14h48

O servidor Giulliano Gloria de Sousa, Técnico em Assuntos Educacionais do IFMG - Campus Governador Valadares, e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/IFMG-GV) promovem no dia 11/07, às 19h30, no auditório do Campus, o lançamento do livro Tidas e havidas por feiticeiras”: mulheres pretas e mestiças acusadas de feitiçaria nas Minas Gerais colonial (Fino Traço, 2025).

A programação do evento contará com apresentação musical, leitura de trechos da obra, autógrafos e prosa & petiscos.

Faça aqui sua inscrição para o evento

Saiba mais!

A obra é resultado da pesquisa de doutorado de Sousa, realizada no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UFOP, e buscou investigar a relação entre as mulheres pretas e mestiças e as variadas práticas e rituais mágico-religiosos a elas atribuídas, sendo perseguidas pela Inquisição e as instituições eclesiásticas nas Minas Gerais colonial.

Giulliano buscou compreender a importância dos conhecimentos, práticas e ritos considerados sobrenaturais, e geralmente associados ao universo da feitiçaria, para a experiência das agentes negras sob as diversas formas de cativeiro e liberdade. A maior parte das acusações de feitiçaria recaiu sobre as mulheres negras, o que aponta a construção de um imaginário profundamente misógino e racista, calcado em determinadas definições de gênero, raça, escravismo e religião. Mas o livro também revela a apropriação concreta de determinadas práticas e rituais pelas acusadas como um importante mecanismo de sobrevivência econômica, poder e mobilidade social.

A publicação contou com o financiamento da CAPES e o apoio do PPGHIS/UFOP e o Núcleo de Pesquisas Império e Lugares no Brasil.

Quer adquirir o livro? Acesse o site da editora

Para mais informações entrar em contato pelo e-mail neabi.gv@ifmg.edu.br ou pelo telefone (33) 98436-6868.