Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores participam de palestra sobre motivação no serviço público

Servidores participam de palestra sobre motivação no serviço público

publicado: 08/07/2019 09h35, última modificação: 09/07/2019 09h15

Motivação no serviço público foi o tema da palestra ministrada para docentes e técnicos-administrativos do IFMG – Campus Governador Valadares pelo psicólogo do setor de Apoio Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Campus GV, Lucas Nápoli.

A atividade, realizada na manhã do dia 04 de julho, se propôs a ser um momento de reflexão sobre o valor e o sentido do trabalho desenvolvido no dia a dia pelos servidores da instituição.

A abertura foi feita pelo diretor de Ensino do Campus, professor Tonimar Senra, que agradeceu ao psicólogo por aceitar o convite para compartilhar seus conhecimentos e experiências com os servidores do Instituto.

Em sua apresentação, Nápoli apresentou um panorama sobre as diversas teorias e pesquisas em campos distintos do conhecimento, em especial da psicologia e administração, que tratam das motivações humanas.

Pontuou também algumas especificidades do serviço público que interferem no ambiente e na produtividade dos servidores como a estabilidade, ausência de recompensas por maior produtividade, relação diferenciada entre chefes e subordinados, ausência de pressão competitiva.

O psicólogo encerrou a palestra com uma reflexão do pintor francês William-Adolphe Bouguereau (1825-1905): “A cada dia entro em meu estúdio cheio de alegria; à noite, quando a escuridão me obriga a deixá-lo, mal posso esperar pelo dia seguinte. Se eu não pudesse devotar-me à minha amada pintura eu seria um pobre coitado”.

Confira outras fotos no Flickr do Campus