Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sessenta alunos concluem o curso técnico integrado

Sessenta alunos concluem o curso técnico integrado

publicado: 03/01/2018 07h00, última modificação: 04/01/2018 16h05

O IFMG - Campus Governador Valadares orgulha-se de concluir a formação de mais 60 alunos dos cursos Técnicos Integrados, sendo 33 em Meio Ambiente (TMA) e 27 em Segurança do Trabalho (TST). A cerimônia de colação de grau dos formandos aconteceu na noite do dia 21 de dezembro, na Capela do Espírito Santo, da Paróquia de Lourdes. Cerca de 280 pessoas, entre familiares, amigos, docentes e técnicos-administrativos do Campus marcaram presença para celebrar essa importante vitória profissional dos estudantes.

Confira as fotos no Flickr do Campus

A programação da solenidade seguiu o protocolo de pronunciamento das autoridades acadêmicas presentes, homenagens aos mestres e demais servidores, e discurso dos oradores das turmas.

Gratidão eterna

Animada, a estudante Mariana Medeiros, 17 anos, revela sua emoção durante a solenidade. “Senti que todos os sufocos e os corre-corres dos três últimos anos tiveram resultado. Na balança, sou e sempre serei muito grata por tudo que o Instituto me proporcionou. Mas são inegáveis todos os apertos, dificuldades e obstáculos que encontramos nessa jornada. Não foram poucos, mas nenhum impossível de se ultrapassar, ainda mais quando se tem ajuda de amigos, servidores e professores tão empenhados em entrar nessa batalha com você. Foi uma despedida muito dolorosa, contudo extremamente gratificante”.

A egressa agradece a formação recebida e compartilha os projetos futuros. “Todos deveriam ter direito a essa oportunidade que tive de receber uma educação de alta qualidade, conciliar meu ensino médio com um curso profissionalizante e desenvolver pesquisas que me aproximaram da comunidade científica. Ter estudado no IF é um enorme privilégio. Hoje, formada, a única palavra que consigo pensar para descrever esses três anos é gratidão”.

Em relação à graduação, Mariana diz que está ansiosa pelo resultado do Enem e que continua firme nos estudos para a segunda fase de outros vestibulares de universidades públicas. “Meu plano hoje é cursar economia ou jornalismo em alguma universidade do Sudeste ou do Sul, com estudos mais voltados para desenvolvimento social. Ainda estou um tanto indecisa quanto ao curso correto; só tenho certeza que quero seguir carreira acadêmica. Independente do curso ou da instituição, sei que levarei todos os ensinamentos do curso técnico do IFMG como parte fundamental na minha percepção nessa nova jornada”.

Tradição familiar

Entre os formandos em Segurança do Trabalho estava Vitor Carlos Santana, de 17 anos, segundo da família a estudar no IFMG. Seu pai, o jornalista Raimundo Santana, relembra a trajetória dos filhos e aponta os motivos que o fez optar pela instituição. “Em 2012, orientamos o meu filho mais velho, Rafael Carlos, a fazer o processo seletivo. Na época, ele e o Vítor estudavam em uma escola tradicional da cidade que tem uma excelente formação. Porém, financeiramente, estava difícil mantê-los. Contudo, não foi apenas isso que pesou. Acompanho o IFMG desde a escolha do terreno; visitei a área mais de uma vez a trabalho, cobri todos os eventos da pré-instalação. Já conhecia a qualidade do ensino oferecido nos outros campi. Para mim, o diferencial foi a qualificação do corpo docente e a filosofia de preparar o aluno para uma escola federal. Isso pesou muito”.

Ao avaliar as conquistas dos filhos, Raimundo garante que fez a escolha certa. “Rafael passou no primeiro vestibular; cursa geologia na UFES e está tendo um excelente desempenho. Com o Vítor não seria diferente. Sou muito grato ao IFMG por ter completado o aprendizado dos meus filhos e pelas perspectivas que ele oferece. Acompanhei todas as dificuldades da implantação do Instituto. Não foi apenas uma vez que meu carro ficou atolado na estrada de acesso nem que tive de levar ventilador para que o Rafael conseguisse assistir às aulas. Muito obrigado a toda a Direção. Desejo que o profissionalismo de vocês continue formando grandes profissionais”.

Escalado para ser o representante da turma na colação de grau, Vitor conta que estava ansioso e que sente saudade dos tempos do banco da escola e dos amigos. “A colação foi um momento bem especial para mim. A cada discurso me ocorriam lembranças da sala de aula; pensava em como daqui em diante iremos nos ver raras vezes ou mesmo nenhuma vez nos próximos anos”.

Questionado sobre a avaliação da formação ofertada pelo IFMG-GV, Vitor destaca “O diferencial da educação dos IF’s é o nível dos professores, que em sua maioria são mestres e doutores. Outro diferencial é a experiência similar à de uma faculdade que o curso técnico oferece como o aluno ter de confeccionar e apresentar TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], relatórios de estágio ainda no Ensino Médio. E tudo isso dá uma base muito grande para qualquer área que a pessoa decida seguir no futuro”. E falando de futuro... cursar Relações Econômicas Internacionais na UFMG é o plano do jovem estudante. “Escolhi esse curso devido ao meu interesse em áreas como geografia e economia”, explica.

O IFMG - Campus Governador Valadares agradece a confiança dos pais/responsáveis depositada na instituição e deseja sucesso a todos os egressos na caminhada profissional.