Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solidariedade e educação em saúde marcam o Outubro Rosa no Campus
conteúdo

Notícias

Solidariedade e educação em saúde marcam o Outubro Rosa no Campus

publicado: 09/11/2017 07h00, última modificação: 16/11/2017 13h03

Para elevar a autoestima das pacientes do Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO), foi promovida no Campus uma campanha de arrecadação de lenços. Alunos, servidores e terceirizados doaram ao todo 50 lenços que foram entregues na manhã do dia 8 de novembro.

A assistente social do NEO, Reilma Moreira, ressalta a necessidade de campanhas como essa, além de agradecer a mobilização de todos que apoiaram a ação. “A primeira situação que as pacientes enfrentam quando começam a quimioterapia é a queda de cabelo. E, nesse momento, a autoestima delas vai lá embaixo. Então, as doações de lenço e touca são muito importantes para que elas continuem se cuidando e se sentindo bonitas. Agradecemos muito ao IFMG-GV. Esperamos contar com vocês nos próximos anos também; toda ajuda é muito bem-vinda”. 

Educar para conscientizar

Servidoras e funcionárias do IFMG - Campus Governador Valadares tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o câncer de mama com a palestra da mastologista Drª Rosane Gomes, coordenadora do Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE).

A atividade teve início com o depoimento da consultora de vendas da Unimed Gov. Valadares Magali Almeida, que contou como foi ser diagnosticada com câncer de mama, em 2013. Magali compartilhou com o público uma bonita lição de vida pautada na fé, coragem, força, autoestima e, principalmente apoio familiar e de colegas de trabalho.

Drª Rosane iniciou a palestra ressaltando que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, seguido do câncer de pele não melanoma. Explicou que a doença é, relativamente, rara antes dos 35 anos, e sua incidência cresce, progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Investir em prevenção
“O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos, história reprodutiva, fatores comportamentais, ambientais e genéticos”, explica a especialista. Ela lembrou ainda que fatores como obesidade, sedentarismo e alimentação não saudável aumentam em 30% a chance de as mulheres desenvolverem esse tipo de câncer.

Segundo a mastologista, hoje já não se recomenda mais o autoexame, e sim uma postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e observar possíveis sinais e sintomas suspeitos. Fundamental também é que as mulheres façam o acompanhamento médico regularmente.

Após a palestra, a assistente social do CEAE, Elizete Dias, apresentou a dinâmica de funcionamento da instituição, os tipos de atendimentos realizados e o fluxo dos atendimentos.

Depoimentos

“A palestra foi extremamente importante para refletirmos sobre essa realidade que é a segunda causa de morte por doença no Brasil. Isso é assustador. A mulher precisa conhecer seu corpo, pois o quanto antes se descobre o tumor melhor será o tratamento e a possibilidade de cura.  Ano passado, minha sogra, em um dia normal, assistindo TV, sentiu um caroço  no seio e ao se tocar percebeu que era bem grande. Infelizmente tratava-se de um tumor maligno, mas Graças a Deus ela conseguiu concluir o tratamento. Hoje esta está sempre alerta. Então, meninas, vamos ficar em alerta!!!” (Raquel Nunes, chefe de gabinete do IFMG-GV)

“Achei muito interessante e esclarecedora a palestra. De uma forma bem didática ela apresentou aspectos importantes da questão e respondeu aos questionamentos da plateia de uma forma acessível. Destaco em especial a informação sobre a relação entre estilo de vida e possibilidade de incidência de câncer, incluindo o câncer de mama. Como ela bem disse, uma vida saudável inclui especialmente uma alimentação devida e atividades físicas. Que nos cuidemos então!” (Clara Agostini, coordenadora pedagógica do IFMG-GV)

“Foi muito bom e gratificante a realização do evento. Contamos com a participação de 23 mulheres que puderam esclarecer muitas dúvidas e confraternizar”, conta Mirian Pascoal, técnica de enfermagem do Campus. O encerramento contou com sorteio de brindes, distribuição de rosas e um lanche especial.