Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trâmite documental de estágios passa a ser feito pelo Sei; confira passo a passo

por Comunicação publicado: 02/10/2020 08h33, última modificação: 10/03/2021 15h48

O Setor de Estágio e Prática Profissional/Coordenação de Extensão do IFMG – Campus Governador Valadares informa que a tramitação da documentação de estágio obrigatório e não obrigatório dos estudantes da instituição será feita diretamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Desta forma, as assinaturas passarão a ser efetuadas de forma eletrônica, evitando a necessidade de deslocamentos e documentação física.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. É uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, que tem como o intuito construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos.

Para a assinatura eletrônica de documentos relacionados ao estágio, alunos (as) e unidades concedentes de estágio deverão se cadastrar no SEI. Desse modo, será necessário respeitar alguns prazos na solicitação da documentação, a saber:

1. Solicitação de carta de apresentação pelo estudante: o pedido deve ser enviado para estagios.gv@ifmg.edu.br (no e-mail é necessário informar nome completo, período, curso e nº de matrícula) – prazo para atendimento (Setor de Estágio e Prática Profissional): 1 (um) dia útil;

Após preenchimento do formulário contido na carta de apresentação com os dados da entidade concedente do estágio, estudante a devolve para o Setor de Estágios do Campus:

2. Elaboração do Termo de Compromisso e Plano de Atividades do estágio – prazo de atendimento: 2 (dois) dias úteis;

Estudante e entidade concedente receberão um e-mail solicitando o preenchimento de um formulário no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o envio de documentos pessoais. Após o envio da documentação completa tanto do (a) estudante quanto da entidade concedente:

3. Cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – prazo de atendimento: 5 (cinco) dias úteis;

4. Após a realização destes procedimentos, estudante e entidade concedente receberão os documentos do estágio pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e deverão proceder à assinatura eletrônica. Somente após a assinatura o estágio poderá ser iniciado.

Em virtude desse fluxo documental, recomendamos que as partes acordem uma data de início de estágio posterior a esse período de 8 (oito) dias úteis.

Após encerrar as atividades junto à entidade concedente, o (a) estagiário (a) deve elaborar o relatório e enviar por e-mail ao professor (a) orientador (a). Caso seja aprovado, o professor (a) orientador (a) encaminhará o relatório ao e-mail estagios.gv@ifmg.edu.br. Após receber o relatório, o Setor de Estágio e Prática Profissional enviará ao (a) estagiário (a) uma planilha que deverá ser preenchida por ele (a), pelo (a) supervisor (a) e pelo (a) professor (a) orientador (a). O (A) estagiário (a) é responsável por enviar a planilha preenchida pelas três partes para o e-mail estagios.gv@ifmg.edu.br. A planilha será inserida no Sistema Eletrônico de Informações – SEI e disponibilizada para assinatura das partes.

Qualquer dúvida, entrar em contato com o setor pelo e-mail: estagios.gv@ifmg.edu.br.