Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Uma autora engajada (+ convite para o 4º encontro do Diálogos)
conteúdo

Notícias

Uma autora engajada (+ convite para o 4º encontro do Diálogos)

publicado: 05/06/2017 09h26, última modificação: 05/06/2017 09h52

Com foco no famoso discurso “O perigo de uma única história”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, foi realizado no dia 26 de maio, às 13h, o terceiro encontro do projeto “Diálogos”.

O texto é narrado em primeira pessoa e expressa claramente uma faceta da obra da autora que, por meio de conhecimentos culturais e experiências pessoais, denuncia a visão prévia etnocêntrica sobre o outro e como isso pode deturpar a história das pessoas.

Chimamanda deixa claro seu posicionamento quanto à vitimização e aos estereótipos culturais, principais pontos debatidos no encontro. A autora relata ter sido vitimizada por algumas pessoas de seu círculo social pelo fato dela ser africana e negra. Em meio a tantas opiniões, ficou claro que toda visão sobre o outro é construída socialmente e que, envolvendo poder, haverá manipulação, mesmo que involuntariamente. Por isso, é necessário ter um posicionamento crítico frente aos estereótipos.

Outro ponto importante a destacar foi a visualização dos fatos narrados pela autora no cotidiano dos participantes, tendo em vista que várias pessoas se identificaram em diversos trechos do discurso, percebendo ao mesmo tempo como os estereótipos são construídos na sociedade e de que forma esses podem ser desconstruídos.

Vale ressaltar também a participação do público externo no projeto, que tem aumentado a cada encontro, possibilitando uma riqueza de opiniões diversificadas e uma gama de outros assuntos a serem discutidos.

O ser humano é formador de opiniões. Percebemos que conhecer e opinar sobre apenas um lado de uma determinada situação é sinal de retrocesso. Os participantes demonstraram muito interesse e interação durante o encontro e, se pudéssemos, a discussão se prolongaria bem mais.

Próximo Diálogos

O quarto encontro será no dia 30 de junho, na Sala 1 do IFMG – campus Governador Valadares, às 12h45. Na ocasião será discutido o conto “Só vim telefonar”, de Gabriel García Márquez.

Venham dialogar conosco!

--------

O texto acima foi escrito pelos alunos Maicon Arcanjo e Luma Maria (1º ano do curso Técnico em Segurança do Trabalho), colaboradores diretos do projeto Diálogos.

Assunto(s): Cultura