Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Uma despedida brilhante
conteúdo

Notícias

Uma despedida brilhante

publicado: 15/12/2016 11h53, última modificação: 15/12/2016 11h54
Colaboradores: Evelise Morais, Letícia Vasconcellos

Na última sexta-feira (9/12), ocorreu o último encontro deste ano do Projeto ‘’Diálogos’’. Num clima natalino – com direito a uma árvore construída com livros! –, foi abordado o conto ‘’Amor’’, da ucraniana, porém, posteriormente naturalizada brasileira, Clarice Lispector. Esse texto, presente em sua obra ‘’Laços de Família’’, traz uma complexidade e profundidade imensa em poucas páginas.

O conto, repleto de metáforas e permeado de paradoxos, apresenta o cotidiano de Ana, uma personagem presa a uma rotina de servidão como mãe, esposa e mulher.

Sua vida seguia um fluxo normal, até que ela se depara com uma cena simples mas inusitada, cuja visão a intrigará, despertando em sua alma um incrível e profundo senso de realidade.

O conto de Clarice Lispector, pertencente a 3ª Geração Modernista, aprofunda-se fortemente no psicológico e nos sentidos da personagem Ana, revelando uma riqueza imensa de conteúdo simbólico, por meio do qual desencadeamos, a partir de nossa análise, as relações dessa personagem com as pessoas ao seu redor, com o espaço e com a definição de “amor”.

E, dessa forma brilhante, o “Diálogos” se encerra neste ano, já despertando ansiedade e curiosidade pelo que virá no próximo ano.

(O texto acima foi escrito pelas alunas Evelise Morais e Letícia Vasconcellos, 2º TST, integrantes do Projeto “Diálogos”)

Foto - Uma despedida Brilhante - projeto Diálogos.jpg

registrado em: , ,