Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Uma semana com muita leitura (+ Convite para o 8º encontro do Diálogos)

Uma semana com muita leitura (+ Convite para o 8º encontro do Diálogos)

publicado: 27/10/2017 12h00, última modificação: 30/10/2017 14h58

Na última quarta-feira, 18 de outubro, os colaboradores dos projetos “Diálogos” e “Jovens Escritores”, e também os alunos que participaram do concurso de crônicas e poesias de Mariana/MG – Alacib, fizeram uma visita à I FLIGV - Festa Literária de Governador Valadares. O evento, que aconteceu do dia 16 ao dia 20, foi destinado a toda a população de Governador Valadares e contou com a visita de várias escolas estaduais da cidade.

Várias lojas e livrarias montaram estandes para a venda de livros aos visitantes da festa. O acervo contou com livros nacionais, internacionais, para crianças, jovens e adultos. Havia itens para todos os gostos e os produtos estavam com preços bem acessíveis.

Aos alunos do IFMG - Campus Governador Valadares foram oferecidas duas atividades: uma parte foi para uma oficina de confecção de cadernos de bolso, e outra parte foi acompanhar o projeto “Biblioteca Volante do SESI – MG”, que conta com um micro-ônibus repleto de livros, os quais são emprestados às comunidades pelas quais ele passa.

O intuito da FLIGV é trazer os livros para mais perto, instigando a curiosidade das pessoas e abordando a importância da leitura na vida de crianças, jovens e adultos. A experiência foi muito válida, e já estamos na expectativa da próxima!

Projeto Diálogos
Dois dias após essa visita, na sexta-feira (20/10), os colaboradores diretos e público externo se reuniram para mais uma discussão do projeto “Diálogos”. E, dessa vez, com a participação especial do próprio autor e de alunos da Escola Estadual Prof. Paulo Freire.

Marcos Brando, autor de “As razões das pedras”, deu início ao encontro com uma breve explicação sobre o título da obra e a razão pela qual a escreveu. Falou também um pouco sobre sua trajetória de vida, sua relação com a literatura e seu processo de escrita. Logo em seguida, os alunos puderam, além de discutir aspectos referentes ao enredo, também fazer suas próprias perguntas ao autor.

Foram abordadas desde questões referentes à igualdade entre gêneros, machismo e padrões socioculturais da segunda metade do século XX, até algumas histórias de esforço, superação e, principalmente, resiliência de uma das personagens. Outro ponto muito discutido foi o cruzamento das diferentes histórias apresentadas ao longo do livro e o desfecho que tiveram, levando à reflexão de situações cotidianas.

Mais um encontro muito rico. Ele foi encerrado de modo bem descontraído, com lanche, bate-papos e interação.

Junte-se você também ao projeto!
O próximo encontro ocorrerá no dia 17 de novembro, no auditório do Campus, às 13h, tendo como base para discussão o texto “A questão da equidade”, de Michael J. Sandel (em anexo à esquerda). Por se tratar do último encontro deste ano, ocorrerá uma “trocateca”: traga um livro novo ou usado (em boas condições) para trocar com outra pessoa. A participação na trocateca é opcional. Desde já, você é muito bem-vindo(a)!

-------
O texto acima foi escrito pelas alunas Daniela Viana (2º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho) e Mariana Ayram (1º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente), colaboradoras diretas do Projeto “Diálogos”.