Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Usina fotovoltaica do Campus completa um ano de operação
conteúdo

Notícias

Usina fotovoltaica do Campus completa um ano de operação

Redução da emissão de gás carbônico na atmosfera e economia de recursos públicos estão entre os principais ganhos da tecnologia que representa 13% da demanda energética consumida no Campus
publicado: 24/11/2017 09h40, última modificação: 24/11/2017 09h40

Desde outubro de 2016 o IFMG - Campus Governador Valadares conta efetivamente (período pós-testes) com uma usina fotovoltaica com 28,6 kWp de potência instalada através de 110 painéis fotovoltaicos. A usina foi instalada sobre o telhado do prédio administrativo, ocupando cerca de 180 m2.

Além de gerar energia elétrica para o atendimento das demandas do Campus, a tecnologia permite, segundo estimativas, uma redução de emissões de gás carbônico (CO2) da ordem de 30 toneladas por ano. Nesse primeiro ano a usina conseguiu gerar cerca de 36.000 kWh de energia, contribuindo decisivamente com cerca de 13% da demanda de energia do Instituto.

“Em tempos de redução severa de recursos é algo extremamente importante, e coloca a instituição no caminho da geração renovável de energia”, ressalta o diretor de Administração e Planejamento do IFMG-GV, professor Neuber Samy.

Início e funcionamento

O Campus participou do processo de tomada de decisão para a implantação deste tipo de usina em alguns campi do IFMG, participando da comissão constituída para esse fim e colaborando com alguns estudos prévios, feitos através do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Dimensionamento e Análise de Viabilidade de um Sistema Fotovoltaico para o Prédio de Ensino de uma Instituição Pública em Governador Valadares”. A pesquisa foi desenvolvida pela egressa Fernanda Pereira, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, sob a orientação do professor de Física do IFMG-GV Valcimar Silva de Andrade.

“A região de Governador Valadares tem um grande índice solarimétrico e pouca nebulosidade ao longo do ano, dois fatores positivos para a geração. Mas as temperaturas mais altas diminuem um pouco a eficiência de conversão dos painéis (ideal seria uma temperatura em torno de 25°C)”, explica Valcimar.

De acordo com o docente, a vida útil estimada para a usina é de cerca de 25 anos de produção, podendo ser maior com os cuidados de operação e manutenção que estão sendo seguidos. “O tempo de retorno do investimento feito gira em torno de sete anos; depende muito das condições em que o sistema vai operar e da evolução da tarifa de energia que, atualmente, vem subindo em função da falta de água nos reservatórios das grandes usinas hidroelétricas. A expectativa é que o sistema seja ampliado futuramente, uma vez que o país está ampliando o uso da energia fotovoltaica em sua matriz e o IFMG busca formas de viabilizar a instalação de mais sistemas”.

Manutenção e prática de ensino

O sistema vem sendo utilizado também para atividades de formação na disciplina de Recursos Energéticos, ofertada no curso de Gestão Ambiental e no curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. Recentemente, os professores de Física David Lopes e Valcimar Andrade receberam treinamento básico sobre a operação e manutenção de usinas fotovoltaicas, oferecido pela empresa executora.

“Essa formação permite detectar falhas básicas e atuar prontamente para garantir o pleno funcionamento da usina, acionando a empresa em caso de uma falha mais severa. Além disso, no segundo semestre de 2017, o Campus passou a contar com um profissional da área em seu quadro de servidores, o técnico em eletroeletrônica Peter Franklin, que também acompanha o funcionamento da usina”, comemora prof. David.

“Esperamos que o Campus Governador Valadares continue atuando para garantir de forma eficiente e sustentável o seu suprimento de energia, tanto pela geração quanto pelas ações de conservação de energia”, conclui Valcimar.

De acordo com o diretor de Administração, a intenção do Campus é ser, em um futuro próximo, exemplo de sustentabilidade. “Além de produzir 100% da energia que consumimos, trabalhamos para sermos autossuficientes também em captação de água e tratamento dos efluentes gerados na instituição”, sinaliza.

SAIBA MAIS!

Assista ao vídeo do IFMG sobre as usinas

IFMG implanta oito usinas fotovoltaicas e entra na era da energia renovável

Leste de Minas: economia de energia em São João Evangelista e Valadares chega a 11%