Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vem aí... a SNCT e a V Feira de Ciências com o tema “A Matemática está em Tudo”

Vem aí... a SNCT e a V Feira de Ciências com o tema “A Matemática está em Tudo”

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 do IFMG - Campus Governador Valadares acontece entre os dias 25 e 28 de outubro. A programação inclui palestras, mesas-redondas e minicursos gratuitos. No dia 28/10 também acontece a V Feira de Ciências com a divulgação de projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio. Participe!!!
publicado: 06/10/2017 12h23, última modificação: 27/10/2017 09h26

2017-2018 formam o Biênio da Matemática no Brasil. Neste ano já ocorreu no Rio de Janeiro a Olimpíada Internacional de Matemática. Já em 2018, o país sediará o Congresso Internacional de Matemática. Por essa razão o tema “A Matemática está em tudo” é o assunto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações de 23 a 29 de outubro em todo país.

No IFMG - Campus Governador Valadares a SNCT será realizada entre os dias 25 e 28 de outubro.

Confira a PROGRAMAÇÃO da SNCT 2017

Conhecida como a ciência das ciências, a Matemática possui tantas definições quanto aplicações e é tão útil quanto prazerosa. “É utilizada como ferramenta fundamental em diversas áreas do conhecimento, como a Física, Química, Biologia, Engenharia, Economia, Administração, Medicina, entre outras. Apesar de estar tão presente em nossa vida cotidiana, na maioria das vezes nem notamos a sua existência”, pontua Ulisses Borges, professor da área de Matemática e membro da Comissão Organizadora da SNCT do Campus Governador Valadares.

“Nossa SNCT busca levar aos participantes, a partir de palestras, mesas redondas e minicursos, algumas possibilidades de aplicações dessa ciência que tanto nos encanta, procurando mostrar que a Matemática é um instrumento facilitador em nossas vidas e não um ‘bicho-papão’ como pensa a maioria das pessoas”, assegura André Mendes, professor do IFMG – Campus Avançado Ponte Nova, que também compõe a Comissão Organizadora do evento.

IMPORTANTE!!!
As inscrições para as palestras e mesas-redondas da SNCT 2017 serão feitas antes de cada atividade, respeitada a ordem de chegada. No caso dos minicursos a limitação é de 25 vagas/cada.

Dúvidas e outras informações pelo telefone (33) 3272-5411 ou pelo  e-mail cepip.gv@ifmg.edu.br.

------------------------

Feira de Ciências 2017

Com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia dos estudantes dos cursos técnicos integrados do IFMG - Campus Governador Valadares e promover a divulgação científica de projetos do Campus, será realizada no dia 28 de outubro a V Feira de Ciências.

A programação conta com palestras, oficinas, mostras e a apresentação de 11 experimentos científicos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos Integrados. Para participar das palestras e oficinas, os interessados devem garantir sua inscrição pelo link: https://goo.gl/VBfGu1. O evento é aberto a toda a comunidade.

Seguindo a tradição das edições anteriores, o tema será o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A Matemática está em tudo. “A Matemática é uma ferramenta essencial para explicar e entender a realidade nos diferentes contextos das áreas do conhecimento humano. Uma obra de arte pode ser dissecada à luz dos saberes artísticos (técnicas, materiais, cores) ou matemáticos (simetria, geometria, proporções). A modelagem matemática pode ser utilizada tanto para estudar a distribuição de água de um reservatório ou o tratamento de um tipo de câncer”, ilustra a professora de física e presidente da Comissão Organizadora da Feira, Juliana Franco.

A Comissão Organizadora espera que o evento promova o debate sobre a ciência e a técnica, de maneira a articular teoria e prática, contribuindo para a formação acadêmica, profissional e cultural dos estudantes e ainda incentive a procura por carreiras científicas e tecnológicas.

Mais informações sobre a V Feira de Ciências do IFMG-GV pelo site oficial do evento ou pelo e-mail feiradeciencias.gv@ifmg.edu.br.