Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular IFMG 2024: candidatos comentam sobre a prova e por que escolheram o IFMG

Prova objetiva com 50 questões foi aplicada no domingo (03/12), no Campus GV e na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente. Nossa reportagem conversou com alguns candidatos e seus familiares. Confira!
publicado: 04/12/2023 15h15, última modificação: 11/12/2023 15h49

Na tarde do último domingo (03/12) ocorreram as provas objetivas do exame de seleção 2024 para cursos técnicos do IFMG. As provas objetivas foram aplicadas em dois locais: no próprio campus do IFMG-GV e na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente.

De acordo com a Fundação Cefet Minas (FMC), organizadora do certame, o índice de abstenção geral foi de 15,5%. Dos 741 candidatos inscritos, 115 não compareceram para fazer a prova.

A prova objetiva de conhecimentos gerais foi constituída por 50 questões de múltipla escolha, sendo: 15 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 15 de Matemática e suas Tecnologias; 10 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 10 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O gabarito vai ser divulgado nesta segunda-feira, dia 04 de dezembro.

Nossa reportagem conversou com candidatos e seus familiares. Confira algumas histórias!

Processo Seletivo IFMG 2024_Prova Cursos Técnicos_03/12/2023De Bom Jesus do Galho, município localizado a 140 km de Governador Valadares, veio Millene Maestro Silva, de 14 anos. Ela conta que está animada em fazer o ensino médio no IFMG e busca uma vaga no curso técnico Integrado em Edificações. Sabendo que a disputa é apertada, investiu na preparação. "Ano passado eu fiz a prova do IF de teste, como treineira. Achei bem difícil, porque eu não tinha estudado direito. Este ano me preparei bem. De manhã estudava na minha escola lá de Bom Jesus [ensino fundamental] e à tarde fazia cursinho [pré-vestibular] em Caratinga".

Millene revela porque, entre tantas escolas, optou pelo IFMG. "Porque aqui tem um ensino muito bom, um curso técnico que é muito bom [...] e isso vai me ajudar a entrar na faculdade". A adolescente veio acompanhada do pai, o aposentado Antônio da Silva Saturno, que segue na lida trabalhando como produtor rural. E pela irmã, Kamila Maestro da Silva, que também apostou no ensino público federal para sua formação. Ela é egressa do CEFET-Timóteo, onde fez o ensino médio junto com o técnico, e hoje cursa Medicina na UFJF-GV.

Processo Seletivo IFMG 2024_Prova Cursos Técnicos_03/12/2023Mais uma história que revela resiliência quando o assunto é qualificação profissional de qualidade é a de Anderson Vicente Pereira de Almeida, 42 anos. Ele já foi aluno do Campus GV no curso técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. Quando estava quase se formando, teve que trancar o curso por conta da correria de trabalho e outras questões pessoais. Depois de um tempo reingressou e, de novo, a agenda ficou apertada com viagens de trabalho e não conseguiu concluir. Mas, segundo ele, agora vai! "Estou determinado a me formar! Já perdi oportunidades na empresa por não ter o curso técnico. Quero melhorar de vida profissional e também pra família. A formação no IF é excelente, laboratórios muito bons e os professores nos dão todo apoio".

Processo Seletivo IFMG 2024_Prova Cursos Técnicos_03/12/2023Maria Clara Dias Carvalho, 15 anos, busca se tornar aluna do curso técnico Integrado em Meio Ambiente do Campus GV. Ela explica como foi a preparação para a prova do Processo Seletivo IFMG 2024. "Os professores da minha escola sempre falaram bem do IFMG e nos ajudaram bastante! A maioria da sala estava animada a fazer o processo seletivo do IF. Então eles nos ajudaram com a matéria, revisaram o conteúdo do vestibular resolvendo com a gente as provas antigas. Além disso, estudei em casa e em grupos de estudos com os meus colegas".

Para além do incentivo da escola, Maria Clara teve boas referências da educação ofertada pelo IFMG por meio de duas primas que se formaram no Campus GV e por uma amiga que está cursando o ensino médio Integrado ao técnico. "O ensino [no IF] é muito melhor, uma aprendizagem muito melhor e um ambiente escolar também. [...] A cobrança que os professores [do IFMG] têm com os alunos é alta, e isso é uma coisa que eu preciso e quero para quando for fazer faculdade", opina. Sobre a prova do vestibular, Maria Clara classificou como "bem tranquila". E completou: "Achei ótima a estrutura. Deu pra entender bastante o que querem que você responda. É uma prova que realmente mostra que o ensino de lá é superior, melhor. As questões de Matemática foram as mais difíceis (risos). Mas estou confiante que vai dar pra passar".

Cronograma - Próximas etapas do processo seletivo para cursos técnicos

5 e 6 de dezembro - Prazo para recursos contra gabarito e questões das provas
11 de dezembro - Decisão dos recursos contra gabarito e questões das provas
19 de dezembro - Resultado preliminar do Processo Seletivo
20 e 21 de dezembro - Prazo para recursos contra o resultado preliminar
22 de dezembro - Decisão dos recursos contra o resultado preliminar
22 de dezembro - RESULTADO FINAL do Processo Seletivo 2024 para Cursos Técnicos

Para acompanhar o processo seletivo dos cursos técnicos, os candidatos devem acessar a Área do candidato | Cursos Técnicos.