Notícias
Vozes da Extensão lança série “Extensão: Conexões que transformam”
Em seu episódio de estreia, o Vozes da Extensão recebe a professora Janaina Visibeli Barros (UEMG) para falar sobre o papel transformador da extensão universitária. O bate-papo é conduzido pelo professor Willerson Custódio da Silva.
Segundo Janaina, a extensão é um processo de troca entre universidade e comunidade, em que ambos os lados aprendem e constroem conhecimento de forma conjunta. Ela cita Paulo Freire, ao ressaltar que a universidade aprende com as comunidades tanto quanto ensina.
Ao longo do episódio, entende-se que a interação universidade e comunidade consolida o tripé ensino, pesquisa e extensão, sem hierarquia entre os pilares. “Isso aproxima os estudantes da realidade social, estimulando o desenvolvimento da empatia, do senso crítico e da responsabilidade cidadã”, disse.
Ela ainda exemplifica tal interação ao citar projetos que evidenciam o impacto da extensão, tais como: o projeto Manuelzão, da UFMG, que contribuiu para a revitalização do Rio das Velhas; o Encontro de Saberes, da UEMG, que integra saberes populares e acadêmicos; e o Projeto Rondon, que envolve estudantes e professores em ações voltadas a comunidades em vulnerabilidade social.
Além disso, o projeto Engenheiros sem Fronteiras, que oferece soluções sustentáveis e de baixo custo, e o projeto de Educomunicação da USP, que capacitou jovens a refletirem criticamente sobre mídia e comunicação, tornando-se política pública em São Paulo foram citados no videocast.
Nova legislação
Sobre a nova legislação, a entrevistada destacou que atualmente existe a obrigatoriedade de destinar 10% da carga horária dos cursos às atividades extensionistas. Para a entrevistada, a medida tende a fortalecer o vínculo entre universidade e sociedade civil ao ampliar o alcance de ações que promovam o desenvolvimento social.
Ao final do episódio, Janaína reforçou o convite para que estudantes, técnicos e docentes se envolvam em projetos de extensão. “Pequenas iniciativas podem gerar grandes transformações. A extensão transforma tanto as comunidades quanto os próprios participantes”, concluiu.
Assista ao episódio:
Fonte: Portal IFMG
