Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > A Instituição

A Instituição

por Brasil publicado 04/06/2013 09h41, última modificação 01/04/2019 17h06

O IFMG

O Governo Federal com intuito de ampliar a Educação Profissional concebeu os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) foi criado em dezembro de 2008 pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, mediante a integração dos Centros Federais de Educação Tecnológica de Ouro Preto e Bambuí, suas respectivas Unidades de Ensino Descentralizado (UNED’s) de Congonhas e Formiga, da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista e da unidade de Governador Valadares.

O IFMG é uma autarquia da rede federal de educação pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.

O Instituto Federal de Minas Gerais tem como missão: Promover educação básica, profissional e superior, nos diferentes níveis e modalidades, em benefício da sociedade.

Ícone de download   Regimento Geral do IFMG   (Resolução 015/2016)

Ícone de download
Estatuto do IFMG  (Resolução 012/2018)

Ícone de download   Plano de Desenvolvimento Institucional do IFM

O Campus Avançado Ponte Nova e seu histórico

O IFMG - Campus Avançado Ponte Nova foi oficializado a partir da assinatura de convênio de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de Ponte Nova, no dia 21 de janeiro de 2014, para celebrar a parceria entre o município e o instituto.

O Campus Avançado Ponte Nova tem sua sede localizada na Praça José Emiliano Dias, nº 87, Centro, Ponte Nova, MG. O prédio pertencia à União e foi repassado ao Ministério da Educação e Cultura – MEC, para a construção do centro de ensino. As atividades do Campus Avançado Ponte Nova tiveram início em junho de 2014, quando se iniciaram as ações para o funcionamento das primeiras turmas de cursos técnicos subsequentes em administração e em informática, cujas aulas tiveram início em agosto de 2014.

No período de agosto de 2014 a dezembro de 2014, os cursos funcionaram provisoriamente na Escola Municipal José Maria da Fonseca, espaço cedido pelo município. Em dezembro de 2014, com o projeto de iniciar também as turmas de cursos técnicos integrados em administração e em informática, o município cedeu ao IFMG o espaço vizinho à área pertencente ao instituto, com infraestrutura e espaço pertinentes ao funcionamento das turmas de cursos técnicos integrados e subsequentes. Tal espaço, localizado na Praça José Emiliano Dias, nº 6A, Centro, encontra-se em frente a área pertencente ao IFMG, ficando como sede provisória do campus até a finalização da obra da sede própria.

ORGANOGRAMA IFMG CAMPUS  AVANÇADO PONTE NOVA
Em breve

Conselho Acadêmico

O Conselho Acadêmico é o órgão consultivo e deliberativo no âmbito de cada Campus que tem a finalidade de colaborar para o aperfeiçoamento do processo educativo e de zelar pela correta execução das políticas do IFMG, com as seguintes atribuições:

• Subsidiar o Diretor-Geral do Campus com informações da comunidade, relativas a assuntos de caráter administrativos, de ensino, de pesquisa de extensão;
  • Propor e/ou aprovar políticas referentes ao ensino, à pesquisa, à extensão, à administração e ao planejamento, no âmbito do Campus;
  • Avaliar as diretrizes e metas de atuação do Campus e zelar pela execução de sua política educacional;
  • Aprovar o calendário acadêmico de referência do Campus;
  • Opinar sobre questões submetidas a sua apreciação.

Composição do Conselho Acadêmico do IFMG Campus Avançado Ponte Nova - Portaria 57/2018

Atas

Atas digitalizadas do Conselho Acadêmico - 2015 e 2016
Atas digitalizadas do Conselho Acadêmico - 2017