Você está aqui: Página Inicial > Alunos do IFMG Campus Ibirité brilham na X SiGI em Vitória-ES

Alunos do IFMG Campus Ibirité brilham na X SiGI em Vitória-ES

publicado: 06/09/2023 11h26, última modificação: 06/09/2023 11h26

Os estudantes Ana Beatriz Neto, Lenner Luzia e Yasmin Fernandes, juntamente com o professor Fernando Ruiz Rosario, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Ibirité, tiveram uma participação destacada na décima edição da SiGI - Simulação Geopolítica do Ifes. O evento ocorreu na cidade de Vitória, no Espírito Santo, entre os dias 1 e 3 de setembro de 2023.

A X SiGI, organizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), reuniu mais de 750 estudantes de diversas instituições de ensino, proporcionando uma rica experiência de simulação diplomática. Durante três dias, os participantes tiveram a oportunidade de atuar como delegados de diferentes países, discutindo temas de relevância global e buscando soluções para problemas complexos.

Os estudantes do IFMG Campus Ibirité se destacaram por sua dedicação, habilidades de negociação e conhecimento profundo dos tópicos discutidos durante a simulação, sendo que a aluna Yasmin e o aluno Lenner receberam Menção Honrosa em suas respectivas comissões.

O professor Fernando Ruiz Rosario, que orientou os alunos durante a preparação para a SiGI, expressou sua satisfação com o desempenho da equipe. Ele destacou a importância de eventos de simulação diplomática para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, enfatizando que essas experiências proporcionam uma compreensão prática das complexidades das relações internacionais. Lembrou ainda que a viagem só foi possível com o suporte financeiro oferecido pelo campus, via o apoio para visitas técnicas da Assistência Estudantil, além da contribuição espontânea recolhida pelos estudantes.

A SiGI é apenas um exemplo dos inúmeros eventos de simulação diplomática que ocorrem em instituições de ensino em todo o mundo. Essas simulações oferecem aos estudantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades de pesquisa, comunicação, negociação e resolução de conflitos, ao mesmo tempo em que ampliam seu conhecimento sobre questões globais.

O IFMG Campus Ibirité proporciona diversas ações envolvendo simulações diplomáticas. Há o projeto de ensino de Simulações Diplomáticas, que prepara estudantes para participar de eventos de simulação, e a ODIF, Organização de Debates do Instituto Federal, que todos os meses organiza debates simulados envolvendo temas escolhidos pelos próprios alunos.

O IFMG Campus Ibirité parabeniza Ana Beatriz Neto, Lenner Luzia e Yasmin Fernandes pelo excelente desempenho na X SiGI e agradece ao professor Fernando Ruiz Rosario por seu comprometimento em proporcionar aos alunos essa enriquecedora experiência. Essas participações em eventos de simulação diplomática não apenas fortalecem o aprendizado acadêmico, mas também preparam os estudantes para desafios futuros em suas vidas.

registrado em: ,