Notícias
Docente do IFMG conquista bolsa do CNPq em marco para a Instituição
A docente Caroline Delpupo, da Coordenadoria de Geografia (Codageo) do Campus Ouro Preto, tornou-se a primeira pesquisadora do IFMG a conquistar uma Bolsa de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, no âmbito da Chamada CNPq Nº 23/2025. O resultado representa um marco histórico para a instituição e reconhece a contribuição acadêmica e científica da pesquisadora na área das Geociências e Ciências do Solo.
A chamada pública do CNPq tem como objetivo valorizar pesquisadores com produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas áreas do conhecimento, além de incentivar o desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade e rigor científico. As bolsas de produtividade estão entre os mais importantes reconhecimentos concedidos à pesquisa brasileira.
Geógrafa de formação, Caroline Delpupo possui Mestrado e Doutorado em Agronomia, com ênfase em Solos e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa. Desde 2017, atua como professora da Coordenadoria de Geografia do campus e, desde 2023, integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da Universidade Federal de Ouro Preto. Em 2025, passou também a atuar como pesquisadora visitante na University College Cork.
Sua trajetória científica reúne forte inserção nacional e internacional. Caroline é líder do Grupo de Pesquisa Geografia e Temáticas Ambientais (Geota), vinculado ao IFMG, integra o Grupo de Pesquisa em Ecossistemas Terrestres Antárticos, ligado ao INCT da Criosfera/UFV (Terrantar), e o INCT Solos do Brasil. Também compõe a Câmara de Geociências do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para o período 2026-2028.
A pesquisadora participa, ainda, de importantes entidades científicas, como a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, a União da Geomorfologia Brasileira, a European Geosciences Union e a Geomorphology Association of Ireland. Também integrou a diretoria nacional da Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ouro Preto.
Sua atuação acadêmica concentra-se na Pedologia e na Geografia Física, em uma perspectiva interdisciplinar que articula Ciência do Solo e Geomorfologia. As pesquisas desenvolvidas pela docente investigam processos de gênese dos solos, mineralogia, geoquímica e relações solo-paisagem, com estudos realizados em ambientes tropicais e polares, incluindo regiões da Antártica, Ártico, Quadrilátero Ferrífero, Serra do Espinhaço e ilhas oceânicas tropicais.
Além da produção científica, Caroline Delpupo se destaca pela liderança em projetos multidisciplinares e internacionais, orientação de estudantes de graduação e pós-graduação e atuação em ações de educação em solos, divulgação científica e formação de professores, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão nos Institutos Federais.
A diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Ouro Preto, Venúncia Coelho, destaca a relevância e pioneirismo da conquista para a instituição e para a ciência produzida nos institutos federais. Para ela, o reconhecimento concedido pelo CNPq evidencia a excelência da trajetória acadêmica da professora Caroline Delpupo. “Ela é um exemplo de pesquisadora dedicada, competente e comprometida com a produção científica de qualidade. Sua trajetória inspira e estimula cada vez mais meninas e mulheres a persistirem na ciência, ocupando espaços de protagonismo na pesquisa, na inovação e na construção do conhecimento”, enfatiza. Ainda segundo a diretora, a conquista da Bolsa de Produtividade consolida a relevância da produção científica desenvolvida no Campus Ouro Preto e reafirma o protagonismo das mulheres na ciência brasileira.
(Fonte: Comunicação / Campus Ouro Preto)
