Você está aqui: Página Inicial > CPA Local > CPA
conteúdo

CPA

por David Lopes publicado 20/04/2021 11h08, última modificação 20/04/2021 11h08
Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação – CPA Local tem por finalidade a condução do processo de autoavaliação do IFMG, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

A autoavaliação institucional é uma atividade que se constitui em um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, que tem por objetivo identificar o perfil institucional e o significado de sua atuação por meio de suas atividades relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão, observados os princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e as singularidades do IFMG.

Os itens avaliados ao longo do triênio são os seguintes, denominado dimensões:

I. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional.

II. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e para a gestão, e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, às bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

III. A responsabilidade social, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

IV. A comunicação com a sociedade. V. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.

VI. A organização e a gestão, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, com independência e autonomia, e a participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios.

VII. A infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca e recursos de informação e comunicação;

VIII. O planejamento e a avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.

IX. As políticas de atendimento aos estudantes.

X. A sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

 

 

A comissão possui a seguinte composição, possuindo mandato de três anos referente ao período do triênio de avaliação, sendo possível uma recondução;

  1. 01 (um) representante Docente e 01 (um) suplente;
  2. 01 (um) representante Técnico-administrativo em Educação e 01 (um) suplente;
  3. 01 (um) representante Discente e 01 (um) suplente;
  4. 01 (um) representante da Sociedade Civil Organizada e 01 (um) suplente.

 

 

E-mail: cpa.ibirite@ifmg.edu.br

Sei: IBR - CPA