Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas Inscrições para cursos FIC em Música (Violão, Teoria e Prática Musical)

Abertas Inscrições para cursos FIC em Música (Violão, Teoria e Prática Musical)

publicado: 19/09/2022 19h33, última modificação: 26/09/2022 09h32

Estão abertas, nos dias 19 a 25 de setembro, as inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em música do Campus Ibirité destinados à comunidade interna e externa ao IFMG.

Serão ofertados três cursos presenciais e gratuitos:

• Iniciação ao Violão (20 vagas)
  • Iniciação ao Violão – Módulo II (40 vagas)
  • Teoria e Prática Musical – Módulo II (20 vagas)

O curso de Iniciação ao Violão possui carga horária total de 40 horas e tem como público-alvo estudantes que não possuem conhecimento prévio em música. A seleção dos candidatos se dará pela ordem de inscrição, considerando o limite de vagas. As aulas ocorrerão às sextas-feiras, de 09h30 às 11h30, no IFMG - Campus Ibirité.

O curso de Iniciação ao Violão – Módulo II possui carga horária total de 40 horas e tem como público-alvo estudantes concluintes do curso de FIC em Iniciação ao Violão (Módulo I), ofertado em 2022.1. Serão aceitos estudantes novatos desde que aprovados em exame de nivelamento. As aulas serão ofertadas às sextas-feiras em duas turmas: a) 13h às 15h; b) 15h às 17h, no IFMG - Campus Ibirité

O curso de Teoria e Prática Musical – Módulo II, com carga horária total de 80 horas, é destinado aos estudantes concluintes do Curso de Teoria e Prática Musical (Módulo I), ofertado em 2022.1. Serão aceitos estudantes novatos, desde que aprovados em exame de nivelamento. Nesta oferta, é necessário que os candidatos possuam conhecimento básico em teoria da música, bem como experiência com a prática musical. As aulas serão realizadas às quintas-feiras, de 13h às 17h, no IFMG - Campus Ibirité

PRÉ-REQUISITOS:

Os candidatos deverão apresentar certificado de conclusão do ensino fundamental para realização da matrícula.

A instituição não possui instrumentos musicais disponíveis para as atividades práticas. Portanto, os estudantes serão responsáveis por levá-los durante as aulas semanais dos cursos.

PROCEDIMENTOS PARA OS EXAMES DE NIVELAMENTO:

Iniciação ao Violão – Módulo II:

Será realizada uma entrevista individual na qual será considerada a adequação do candidato ao perfil estabelecido como público-alvo do curso. Além disso, serão avaliados conhecimentos prévios sobre violão, como: a execução de levadas rítmicas simples, a identificação das notas no braço do violão e a formação de acordes. A partir da pontuação atribuída será lançada uma lista de classificação com base no quantitativo de vagas disponíveis. Em caso de empate, serão classificados o(s) candidato(s) com maior idade.

Teoria e Prática Musical – Módulo II:

Serão realizadas uma prova teórica e uma entrevista individual. A prova teórica avaliará os conhecimentos prévios sobre o sistema de notação musical, como: pentagrama, claves, fórmula de compasso, figuração rítmica, identificação de notas. A entrevista avaliará a adequação do candidato ao perfil estabelecido como público-alvo do curso. A partir da pontuação nas duas etapas, será lançada uma lista de classificação com base no quantitativo de vagas disponíveis. Em caso de empate serão classificados o(s) candidato(s) com maior idade.

A data, hora e local dos exames de nivelamento serão informados ao candidato através do e-mail descrito no ato da inscrição.

INSCRIÇÕES:

Os candidatos deverão ser inscrever entre os dias 19 a 25 de setembro de 2022, por meio dos links:

Iniciação ao Violão: https://forms.gle/RnnBZDuRqnVR6xtL6

Iniciação ao Violão – Módulo II: https://forms.gle/F9WdspqJPSiYdzuCA