Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG - Campus Ibirité Apresentam Projetos Inovadores em Trabalhos de Conclusão de Curso

Estudantes destacam-se com soluções práticas e inovadoras nas áreas de automação, inteligência artificial e segurança residencial

publicado: 05/01/2024 10h59, última modificação: 05/01/2024 10h59

No último mês de dezembro, o Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ibirité, celebrou a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de cinco talentosos estudantes, evidenciando a excelência e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos ao longo de suas formações.

Julia de Freitas Carvalho - "Processo Analítico Hierárquico na Gestão de Ativos de Hardware"

A aluna Julia de Freitas Carvalho defendeu seu TCC abordando a aplicação do Processo Analítico Hierárquico (AHP) na tomada de decisões para o Gerenciamento de Ativos de Hardware (HAM) em empresas de automação. O estudo, realizado com base na programação em Python, apresentou uma perspectiva concreta sobre a eficácia do AHP nesse contexto desafiador, enriquecido por uma aplicação prática na empresa Única.

Gabriel Brandão Barcelos - "Estação de Tratamento de Efluentes Autônoma"

Gabriel Brandão Barcelos destacou-se ao apresentar a automação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), desenvolvida como resposta à crescente demanda de fluídos a serem tratados. A automação, que envolveu a substituição de controles manuais por automáticos e a criação de um programa dedicado, proporcionou uma valiosa experiência prática ao estudante.

Filipe Augusto Valentins Araújo - "IA na Predição de Horas no Processo Produtivo de Transformadores"

Filipe Augusto Valentins Araújo contribuiu para a otimização de processos industriais ao aplicar inteligência artificial na predição do tempo de fabricação de núcleos de transformadores de grande porte. O projeto, que contou com a escolha do modelo Random Forest, resultou não apenas em aprendizados cruciais, mas também na contratação do estudante pela empresa onde o projeto teve origem.

Renan Canuto Cunha - "Tranca Eletrônica com Controle Remoto"

Renan Canuto Cunha desenvolveu uma proposta inovadora de tranca eletrônica controlada e monitorada remotamente, integrando hardware e software. O protótipo, que utiliza tecnologias como o ESP32 e se conecta a um aplicativo móvel, destaca-se não apenas pela aplicação prática de conceitos em engenharia de controle e automação, mas também pela viabilidade de soluções inovadoras no campo da segurança residencial.

Lucas Gonçalves Moreira - "Controlador Lógico Programável Didático Aberto"

Lucas Gonçalves Moreira finalizou sua jornada acadêmica com um projeto inovador de controlador lógico programável didático aberto. O trabalho, que destaca a aplicabilidade do protótipo de hardware integrado a softwares open-source em laboratórios acadêmicos, proporciona uma experiência abrangente aos alunos desde a programação até a implementação do protocolo Modbus em sistemas supervisórios.

Esses projetos não apenas evidenciam o comprometimento dos estudantes do IFMG - Campus Ibirité com a excelência acadêmica, mas também demonstram a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos em suas formações, contribuindo para o avanço nas áreas de automação, inteligência artificial e engenharia de controle. O Instituto parabeniza os estudantes por suas conquistas e deseja sucesso em suas futuras trajetórias profissionais.

registrado em: ,