Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG Campus Ibirité Medem a circunferência da Terra

Alunos do IFMG Campus Ibirité Medem a circunferência da Terra

Alunos Realizaram Experimento Eratóstenes e Exploram Ciência Interdisciplinar

publicado: 22/09/2023 14h50, última modificação: 25/09/2023 11h32

No dia 21 de setembro de 2023, ao meio dia, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Ibirité, presenciou um evento educativo de grande relevância: o Experimento Eratóstenes. Os alunos tiveram a oportunidade de mergulhar em uma experiência interdisciplinar empolgante, repleta de aprendizado prático e discussões profundas com seus professores.

O Experimento Eratóstenes é uma atividade prática que busca calcular a circunferência da Terra por meio da observação da diferença de ângulo entre dois raios solares incidentes em pontos diferentes do planeta. A essência desse experimento consiste em medir o diâmetro da Terra utilizando apenas a comparação da sombra de uma vara de 1 metro de altura e a distância do local onde o experimento é realizado até a linha do equador.

Essa iniciativa proporcionou aos alunos do IFMG Campus Ibirité uma experiência única, realizada por estudantes de todo o mundo no equinócio, quando o Sol cruza a linha do Equador em sua órbita aparente. Durante as semanas que antecederam o experimento, os alunos tiveram a oportunidade de se preparar por meio de reuniões com os professores.

O Professor Luciano Moreira conduziu uma fascinante explanação sobre a história do experimento, destacando a importância de Eratóstenes e outros cientistas que contribuíram para o avanço do conhecimento. Ele também contextualizou a produção e disseminação de conhecimento na antiguidade.

Os professores Ivan Meneghini e Dante Pereira compartilharam seus vastos conhecimentos sobre a física e a matemática envolvidas no Experimento Eratóstenes, fornecendo aos alunos uma base sólida para compreender os princípios subjacentes à medição da circunferência da Terra. Suas explicações detalhadas e exemplos práticos ajudaram os estudantes a assimilar melhor os aspectos teóricos do experimento.

Por fim, o Professor Fernando Rosario abordou a importância do método científico e alertou sobre os perigos das pseudociências. A conversa girou em torno de como a ciência se fundamenta em evidências sólidas, pesquisa rigorosa e metodologia confiável, em contrapartida às pseudociências, que frequentemente carecem desses fundamentos.

O Experimento Eratóstenes e as reuniões com os professores representaram uma experiência enriquecedora para os alunos do IFMG Campus Ibirité. Eles tiveram a oportunidade de explorar conceitos científicos em um ambiente prático e interdisciplinar, ao mesmo tempo em que fortaleceram sua compreensão sobre o método científico e a importância da ciência baseada em evidências. Essa iniciativa reflete o compromisso contínuo da instituição em promover a educação de alta qualidade e a formação de futuros cientistas e cidadãos críticos.

Resultados do Experimento
Quando Eratóstenes calculou a circunferência da Terra, ele chegou no valor de 39.700
Km, muito próximo do valor atualmente aceito que é de 40.075 Km de extensão. No nosso
campus, até os dados compilados no momento, chegamos ao valor de 40.135 Km.

registrado em: ,