Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Anuário de Extensão IFMG tem sua 3ª edição publicada

Anuário de Extensão IFMG tem sua 3ª edição publicada

Parceria entre Pró-Reitoria de Extensão e Diretoria de Comunicação, o documento apresenta mais de 80 ações, entre projetos, cursos e eventos, além de um panorama atual da Extensão no IFMG.
publicado: 10/02/2021 14h22, última modificação: 03/03/2021 09h04

O Anuário de Extensão do IFMG chega à sua terceira edição apresentando 84 projetos, eventos e cursos subdivididos em sete grupos temáticos: Educação, Cultura, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Saúde, Trabalho e Direitos Humanos e Justiça. As ações foram desenvolvidas ao longo do ano de 2019, antes, portanto, do início da pandemia de Covid-19. Disponível nas formas impressa e online, a publicação é a revista de Extensão do Instituto. Ambas as versões possuem um código ISSN, sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, um sistema internacional padronizado de publicações em série.

A recente exposição dos trabalhos tem gerado consequências positivas. “Nestes três anos temos percebido uma melhoria na qualidade das ações, tanto na diversidade das áreas que compõem a Extensão quanto nas fotografias. Essa divulgação tem criado uma cultura e um cuidado cada vez maiores dos relatórios e também do registro visual daquilo que foi realizado”, explica Lívia Azzi, técnica em assuntos educacionais da Diretoria de Cultura, Esportes e Relações Institucionais, setor responsável pela organização do Anuário.

Além de mostrar que o IFMG está de portas abertas, as ações extensionistas são uma oportunidade de aprendizado. Por meio delas, a Instituição pode entender as condições e dificuldades enfrentadas por uma comunidade e intensificar os esforços necessários. “ O Anuário é um importante documento de registro e publicidade do Instituto, para fortalecer nossa atuação e dar mais visibilidade à interação com a comunidade e serviços que são prestados à população dos municípios no entorno dos nossos campi”, conta Flávio Puff, diretor de Cultura, Esportes e Relações Institucionais.

A Diretoria informa que já está sendo preparada uma nova chamada pública para o próximo volume do Anuário de Extensão. O documento ficará disponível na página da Proex ainda neste início do ano letivo.

Confira a 3ª edição do Anuário de Extensão

Clique para baixar o PDF da 3a edição do Anuário de Extensão

A Extensão

O Anuário publicado hoje é um dentre os vários outros trabalhos realizados pela Pró-Reitoria de Extensão, que foi reestruturada no ano passado. “O IFMG tem políticas claras de fomento à Extensão, inclusive diretriz orçamentária própria. Este é o reconhecimento do quanto é importante estender à comunidade o que temos de melhor em Ensino e Pesquisa”, afirma o pró-reitor Carlos Bernardes Rosa Júnior. A prova disso vem com números: entre cursos, eventos e projetos, a Proex já realizou 623 ações de Extensão, que envolveram mais de 500 servidores, 198 bolsistas e 53 voluntários. Há ainda outras iniciativas em andamento, como o Centro de Memória do IFMG e o programa + IFMG, uma plataforma para cursos online de curta duração que será inaugurada ainda este ano.

Mais publicações

Em dezembro de 2020 houve a publicação de um outro anuário no IFMG, referente aos projetos de Ensino desenvolvidos no Instituto. Clique aqui para conhecer

registrado em: