Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bracis 2023: Destaque na UFMG para Pesquisa em Inteligência Artificial e Otimização Robusta

Evento de renome reúne pesquisadores e apresenta artigo inovador do professor Mateus Clemente de Sousa, coorientado pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG.

publicado: 05/10/2023 12h27, última modificação: 05/10/2023 13h45

A 12ª Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) foi palco de inúmeras apresentações de destaque na área de Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica. O evento, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os dias 25 e 29 de setembro, atraiu pesquisadores de todo o Brasil e do mundo para discutir os avanços mais recentes nesses campos de estudo.

Um dos momentos mais notáveis do Bracis 2023 foi a apresentação do artigo intitulado "Assessment of robust multi-objective evolutionary algorithms on robust and noisy environments". Este artigo, fruto de uma colaboração entre a UFMG e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) campus Bambuí, representa um avanço significativo na pesquisa em Inteligência Artificial e otimização robusta.

O artigo foi coorientado pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, e o aluno responsável por essa pesquisa inovadora é o professor Mateus Clemente de Sousa, que faz parte do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFMG. O estudo concentra-se em otimização robusta e com ruído, com aplicações práticas em campos como movimentos de braços robóticos e otimização de redes neurais.

Durante o evento, Mateus Clemente de Sousa teve a oportunidade de compartilhar os resultados e insights de seu trabalho com uma audiência entusiasmada de colegas pesquisadores e acadêmicos. A pesquisa apresentada tem o potencial de influenciar positivamente diversos setores, incluindo a automação industrial e a tecnologia de robótica.

A UFMG se orgulha de sediar eventos como o Bracis 2023, que proporcionam um ambiente rico para a troca de ideias e o avanço do conhecimento científico. Parabenizamos o professor Mateus Clemente de Sousa e todos os envolvidos nesta pesquisa inovadora que contribui para o crescimento da área de Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica.

Fique atento às futuras iniciativas e eventos organizados pela UFMG, à medida que continuamos a promover a pesquisa e a inovação em nossa comunidade acadêmica e além.

registrado em: ,