Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Celebrando a Excelência Científica: Destaques da SNCT 2023 no Campus IFMG

Celebrando a Excelência Científica: Destaques da SNCT 2023 no Campus IFMG

Uma semana de descobertas, inovação e paixão pela ciência

publicado: 07/11/2023 15h22, última modificação: 07/11/2023 15h22

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2023 no Campus IFMG foi uma celebração do conhecimento, da inovação e da paixão pela ciência. Entre os diversos trabalhos apresentados durante o evento, destacaram-se alguns projetos notáveis que merecem reconhecimento.

Princípios de Usinas Heliotérmicas: Prototipagem de Kits Didáticos para a Disseminação de Conhecimentos

• Autores: Elisa Baldêz de Jesus, Vitória Eduarda Tancredo da Silva, Thalita Lima da Silva
  • Orientadores: Edson Antunes Quaresma Junior, Talles Barbosa Portilho

Este projeto impressionou pela abordagem inovadora na disseminação de conhecimentos sobre usinas heliotérmicas. Os autores e orientadores demonstraram um compromisso notável com a educação e a exploração de fontes de energia limpa.

Experimentação como Ferramenta Metodológica para o Ensino do Princípio de Pascal na Educação Profissional: Elaboração, Aplicação e Avaliação do Processo Didático

• Autores: Ana Beatriz de Almeida Gomes, Maria Eduarda Cordeiro, Thalita Vieira Sales, Vanessa Barbosa dos Santos
  • Orientadores: João Felipe V. Araújo, Dante D. Pereira, Moisés P. Teixeira e Karolline A. S. Araújo

Esse trabalho destacou a importância da experimentação no ensino do Princípio de Pascal, proporcionando uma abordagem prática e eficaz na educação profissional. Os autores e orientadores demonstraram um compromisso excepcional com a qualidade do ensino.

Experimentação como Ferramenta Metodológica para o Ensino do Momento Angular na Educação Profissional: Elaboração, Aplicação e Avaliação do Processo Didático

• Autores: Ana Gabriela de Miranda Alves, Pedro Henrique Candido, Vanessa Barbosa dos Santos
  • Orientadores: João Felipe Viana de Araújo, Karolline Aparecida de Souza Araújo, Moisés Paulo Teixeira, Dante Donizeti Pereira

Este projeto ressaltou a importância da experimentação na compreensão do Momento Angular na educação profissional. Os autores e orientadores dedicaram-se de forma notável à excelência educacional.

Estudo da Qualidade da Energia Elétrica do IFMG Campus Ibirité para Coleta de Dados Experimentais

• Autores: Lucas Nunes, Victor Vasconcelos
  • Orientadores: Diogo Sampaio, Mateus Andrade, Talles Portilho

Este estudo forneceu informações valiosas sobre a qualidade da energia elétrica em nosso campus, contribuindo para a melhoria da infraestrutura. Os autores e orientadores demonstraram um compromisso notável com o bem-estar da comunidade acadêmica.

Construção de Bobinas de Tesla para Divulgação da Ciência na Comunidade Escolar

• Autores: Gabriel C. L. Paula, Izabelle A. Silva, Raika K. O. Silva, Raissa K. O. Silva
  • Orientadores: João F. V. Araújo, Dante D. Pereira, Diogo S. C. Souza, Paulo C. M. Bernardo, Moisés P. Teixeira e Karolline A. S. Araújo

Este projeto foi uma iniciativa notável de divulgação científica na comunidade escolar. As bobinas de Tesla são cativantes e envolventes, despertando o interesse pela ciência. Os autores e orientadores merecem reconhecimento por seu compromisso com a educação.

Astronomia como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Física e Ciências da Natureza

• Autores: Paulo F. M. Marques, Emanuelle Thavyne de Melo, Emily O. C. de Sousa, Pedro Garofalo Viana, Carolina Emanuelly Perrut, Samuel C. M. Reis
  • Orientadores: Karolline A. S. Araújo, João Felipe Viana de Araújo e Dante Donizeti Pereira

Este projeto destacou a importância da astronomia no ensino de física e ciências da natureza. Os autores e orientadores proporcionaram uma abordagem inspiradora para o aprendizado interdisciplinar.

Parabenizamos todos os autores e orientadores por seus trabalhos notáveis e a dedicação à promoção do conhecimento científico. Cada projeto contribuiu para tornar a SNCT 2023 uma experiência memorável e enriquecedora. Continuamos a celebrar a paixão pela ciência e ansiosos por futuras jornadas de descobertas e realizações em nossa comunidade acadêmica.

registrado em: ,