Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Chamada pública do IFMG, com apoio da Setec, seleciona profissionais para especialização e qualificação no âmbito digital

Inscrições podem ser feitas entre 1º e 29 de novembro. Serão realizados dois webnários para divulgação e esclarecimento das regras do edital.
publicado: 28/10/2021 18h25, última modificação: 08/11/2021 21h23

O IFMG torna pública a seleção simplificada para o Programa de Qualificação em Gestão da Inovação (Innovation Management Professional – IMP) e a Especialização em Educação Digital. Com apoio da Setec/MEC, em parceria com a Steinbeis-Sibe do Brasil e com o Senai, a chamada é direcionada a servidores efetivos da Rede Federal de EPCT e profissionais da educação das Redes Estaduais e Distrital envolvidos com o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica.

Acesse o EDITAL

Times de Desenvolvimento de Iniciativas em Inovação

A chamada busca promover parcerias ou o fortalecimento de parcerias existentes entre Campus da Rede Federal EPCT e Escola das Redes Estaduais e Distrital, focadas no desenvolvimento de iniciativas em educação para o mundo 4.0 e educação digital. Para tanto, são disponibilizadas 100 vagas para Times de Desenvolvimento de Iniciativas em Inovação, compostos por uma Equipe de Inovação e uma Equipe de Capacitação.

A Equipe de Inovação conta com a participação de um servidor efetivo da Rede Federal e de um profissional da educação da Escola Estadual ou Distrital, obrigatoriamente envolvido com o desenvolvimento do itinerário da formação técnica e profissional (IFTP). Estes serão os líderes do Projeto de Inovação em Práticas Educacionais para Mundo 4.0.

A Equipe de Capacitação, por sua vez, é composta por profissionais da educação das respectivas instituições dos membros da Equipe de Inovação. Serão indicados, preferencialmente, cinco membros da Rede Federal dez membros da Rede Estadual ou Distrital, envolvidos com o desenvolvimento do IFTP. Os times serão selecionados segundo os critérios estabelecidos no regulamento desta chamada, em duas etapas: análise de currículo e análise do pré-projeto. Os pré-projetos deverão estar alinhados a uma ou mais linhas de ação previstas no edital.

Os cursos de formação

O Programa de Qualificação em Gestão da Inovação (IMP) é um curso de 600h, com foco no desenvolvimento e na implementação de práticas educacionais para a EPT integradas ao contexto social-tecnológico e às novas formas de construção de saberes, tendo como base o conhecimento e experiência do corpo de profissionais da educação de instituições de ensino profissional e tecnológico da Rede Federal de EPCT e das Redes Estaduais ou Distrital. A equipe de inovação atenderá ao IMP e será responsável pelo desenvolvimento e transferência de conhecimentos e tecnologias às instituições participantes.

A pós-graduação lato sensu em Educação Digital (Cultura Maker) é um curso de 360h, cujo foco é formar profissionais da educação profissional e tecnológica para que utilizem as possibilidades dos ambientes digitais para aprendizagem em EPT, utilizando-se de novas tecnologias, aderentes às diferentes gerações, atuando como mediadores na construção do conhecimento em um novo cenário educacional. A equipe de capacitação atenderá à especialização em Educação Digital e deverá demonstrar a transformação digital da educação nas instituições participantes.

Como participar

As inscrições estarão abertas entre os dias 1º e 29 de novembro de 2021, até às 17h59 (horário de Brasília). Esclarecimentos de dúvidas devem ser enviadas para o endereço imp-ifmg2101@steinbeis-sibe.com.br. Serão realizados dois webnários para divulgação e esclarecimento das regras do edital.

Promova a parceria entre as Redes EPT! Monte seu time de inovação! Participe do edital e concorra às vagas!

Uma ação eduCA+ - Educação Centrada na Aprendizagem.

registrado em: