Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado 05: IFMG campus Ibirité suspende calendário acadêmico

Comunicado 05: IFMG campus Ibirité suspende calendário acadêmico

O Conselho Acadêmico do campus se reuniu na segunda-feira, dia 30/03/2020, e decidiu por unanimidade pela suspensão do calendário acadêmico devido à pandemia do novo coronavírus. Suspensão válida a partir do dia 17/03/2020.
publicado: 31/03/2020 21h12, última modificação: 09/04/2020 21h27

O Conselho Acadêmico do campus Ibirité se reuniu remotamente no dia 30 de março de 2020, às 14 horas, para deliberar sobre a implementação do programa de ensino com mídias digitais em substituição parcial das atividades presenciais previstas nos cursos do campus ou suspensão do calendário acadêmico. Reunião foi realizada através de videoconferência e transmitida ao vivo para todos os servidores.

As discussões apresentadas pelos conselheiros levaram em consideração as decisões tomadas pelos colegiados de cursos que, durante a semana anterior (de 23 a 27 de março), se reuniram para deliberar sobre a utilização do Programa de Ensino com Mídias Digitais.  Os colegiados dos cursos de Automação e Mecatrônica decidiram por não dar continuidade ao plano de trabalho proposto pela comissão enquanto os colegiados dos cursos de Sistemas de Energia Renovável e de Engenharia de Controle e Automação decidiram por dar continuidade ao programa.

Os conselheiros também ponderaram sobre necessidade da instituição em manter o acesso pleno de todos os alunos a um ensino de qualidade. Seria necessário certificar-se, assim, de que todos os alunos tenham acesso à internet de qualidade para acessarem o conteúdo e materiais para estudo. Além disso, não há garantias de que todos os alunos tenham um ambiente domiciliar condizente com o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo devido às incertezas do momento atual.

Desta maneira, o Conselho Acadêmico decidiu por unanimidade pela não utilização do Programa de Ensino com Mídias Digitais e deliberou pela suspensão do calendário acadêmico por tempo indeterminado. (Resolução Nº 2 de 31 de Março de 2020)

Com a suspensão do Calendário Acadêmico, nenhuma das atividades que porventura venham a ser desenvolvidas durante esse período poderão substituir as atividades presenciais previstas nos PPCs dos cursos. Porém, com o objetivo de manter o contato dos alunos com o Campus Ibirité durante a crise provocada pela pandemia da COVID-19 e possibilitar que esse tempo seja aproveitado, foi determinada a criação da “Comissão para a oferta de atividades remotas do IFMG Ibirité – COVID-19" (Resolução Nº 4 de 31 de Março de 2020)”. Esta comissão tem como objetivo propor, acompanhar e avaliar, inclusive qualitativamente, ações para a oferta de atividades remotas durante o período de suspensão do calendário acadêmico. Essas atividades poderão ter continuidade após o fim da suspensão das atividades presenciais. As ações desta comissão poderão ser desenvolvidas pelos professores e servidores técnicos administrativos do IFMG Ibirité (com ou sem participação de colaboradores externos), com foco nos alunos e na comunidade externa. A capacitação dos servidores em metodologia de ensino remoto e avaliação de ferramentas digitais disponíveis também deverá ser foco desta Comissão.

Foi determinado ainda que seja feito um levantamento minucioso sobre as condições dos servidores para realização de trabalho remoto durante esse período em que o IFMG Campus Ibirité não terá atividades presenciais (exceto aquelas essenciais, como por exemplo vigilância) através da Resolução nº 3 de 31 de Março de 2020.

Maiores informações podem ser vistas nas resoluções do Conselho Acadêmico do IFMG Ibirité (anexos) e no processo SEI 23825.000733/2019-64.

É importante ressaltar que, devido ao ineditismo da crise pela qual estamos passando e as muitas incertezas quanto à gravidade das ocorrências futuras e duração da suspensão das atividades presenciais no Campus, TODAS AS DELIBERAÇÕES ACIMA E AÇÕES QUE ESTÃO SENDO IMPLEMENTADAS SÃO DE MOMENTO E ALTERAÇÕES PODEM ACONTECER DE ACORDO COM A REALIDADE DOS FATOS.

Esperamos que todos coloquem em prática as recomendações oficiais do Ministério da Saúde e da OMS e que todos estejam bem, tanto física e psicologicamente!

Estamos com muita saudades de todos! O IFMG sem as pessoas não é nada. É frio e sem graça. Aguardamos ansiosamente pelo momento do retorno às nossas atividades!!! Muita saúde e paz a todos! Fiquem em casa e só saiam quando for realmente necessário.

Conselho Acadêmico do IFMG Ibirité

DOCUMENTOS RELACIONADOS

Resolução Nº 2 de 31 de Março de 2020

Dispõe sobre a Suspensão do
Calendário Acadêmico do IFMG
Campus Ibirité em virtude da crise
provocada pela COVID-19.

Resolução Nº 3 de 31 de Março de 2020

Dispõe sobre o diagnóstico das condições
dos servidores do IFMG Campus Ibirité

para realização de trabalho remoto du-
rante a crise provocada pela COVID-19.

Resolução Nº 4 de 31 de Março de 2020

Dispõe sobre a Criação
da “Comissão para a oferta de
atividades remotas do IFMG Ibirité