Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Discentes do campus são premiados em olimpíada nacional de astronomia

Discentes do campus são premiados em olimpíada nacional de astronomia

A participação dos alunos do IFMG campus Ibirité na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) rendeu medalhas de ouro e bronze. Confira o depoimento deles sobre essa experiência.
publicado: 26/09/2022 09h32, última modificação: 17/10/2022 15h33

Ao todo, 13 discentes dos cursos técnicos integrados do campus se inscreveram na competição. Sete se classificaram para receber medalhas, sendo duas de ouro e cinco de bronze.

A prova do nível 4, destinada a alunos do ensino médio, ocorreu em todo o país no dia 20 de maio deste ano, tendo sido no IFMG de Ibirité supervisionada pelo professor de física Dante Donizeti Pereira.

Aplicada em fase única, de forma individual e sem consulta, a avaliação foi composta por dez questões objetivas com assuntos variados como a Lei da Gravitação, eletromagnetismo, sistema solar, universo e constelações, a Corrida Espacial e a Guerra Fria; foguetes, satélites e sensoriamento remoto.

Confira quem são os alunos do IFMG campus Ibirité premiados na OBA 2022 e o que eles têm para contar sobre essa experiência:

Gabriel Almada Dias (3º ano Téc. Integrado em Automação Industrial - medalha de ouro)

Foi a primeira vez que participo da prova da oba e achei que foi uma experiência muita boa e diferente de se passar. Não imaginava que receberia medalha de ouro, mas com meu esforço e a ajuda dos professores Dante, Karol, David e da minha colega de sala Vilaça que me incentivou a participar desta edição da oba que consegui esse belo feito.

João Vitor de Magalhães Ramos (2º ano Téc. Integrado em Mecatrônica - medalha de ouro)

Participar de olimpíadas do conhecimento como um geral é sempre uma experiência interessante, e a OBA não foi diferente. Esse foi o meu segundo ano participando do evento e é muito intrigante escolher uma área específica de conhecimento e testar suas capacidades nela, principalmente em algo como astronomia e astronáutica, assuntos que sempre me impressionaram. Participar de provas do tipo é de grande importância por, muitas vezes ajudar até na execução de vestibulares e outras diversas provas por facilitar o desenvolvimento de costume em situações de prova. Como um geral, gosto muito da iniciativa de praticar olimpíadas do conhecimento no IFMG e espero poder participar de mais ano que vem!

Matheus do Nascimento Pereira (2º ano Téc. Integrado em Mecatrônica - medalha de bronze)

Gostei bastante de fazer a OBA, foi bem interessante, mas tenho que dizer que mesmo me interessando com área da ciência que a prova aborda, eu não sabia da existência dela. Até que um amigo chegou pra mim e perguntou se eu gostaria de fazer a prova. Na hora, fiquei indeciso. Mas, depois de pensar e olhar a respeito da OBA na internet, tomei a decisão de fazer a prova, e esta foi uma ótima escolha. Aprendi muito estudando para a OBA e fazendo a própria prova.

Maria Eduarda dos Santos Vilaça (3º ano Téc. Integrado em Automação Industrial - medalha de bronze)

Para mim, participar da OBA 2022 foi bem divertido, não somente pelo assunto, mas também pela forma como as questões foram pensadas, o que contribuiu de modo significativo para a prova ter sido muito interessante de ser feita.

Kauan Vinicius Martins da Costa (3º ano Téc. Integrado em Mecatrônica - medalha de bronze)

O OBA foi muito interessante. Ano passado tinha participado mas não tinha conseguido medalha, além de ser uma prova online. Cenário e clima completamente diferentes dessa vez, onde consegui me superar e conquistar minha segunda medalha olímpica. Agora é lutar por uma vaga nas internacionais.

Carolina Emanuelly Costa Perrut (2º ano Téc. Integrado em Sistemas de Energia Renovável - medalha de bronze)

Sempre gostei muito de astronomia e a OBA foi uma oportunidade incrível de testar os meus conhecimentos, fiquei muito feliz com o resultado.

Anna Júlia Almeida Perini (2º ano Téc. Integrado em Sistemas de Energia Renovável - medalha de bronze)

Sempre me interessei por astronomia e sempre quis participar da OBA, mas foi nesse ano pela escola que eu tive a oportunidade de participar pela primeira vez da Olimpíada. Foi uma experiência incrível e fiquei muito contente com o resultado.

Segundo o professor Dante Donizeti Pereira, professor de física do campus e aplicador local da prova da OBA,o desenvolvimento de olimpíadas do conhecimento nas escolas é algo muito importante para o desenvolvimento e formação de nossos estudantes. É também um momento em que os estudantes são convidados a estudar temas diferentes daqueles habitualmente tratados nas disciplinas regulares. Nestas olimpíadas, os estudantes classificados para etapas posteriores são agraciados com certificados e medalhas, e podem conhecer outras escolas e outros estudantes e professores. É, de fato, uma grande oportunidade para expandir os horizontes de conhecimento”.

Todos os alunos medalhistas integrarão as seletivas internacionais de 2023 e representar o IFMG campus Ibirité.

registrado em: