Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital do Programa de Fomento a Bolsas de Pesquisa recebe inscrições

Edital do Programa de Fomento a Bolsas de Pesquisa recebe inscrições

Projetos poderão ser submetidos até o dia 16 de setembro. A previsão é de ofertar bolsas aos estudantes no valor de até R$ 500,00. Este é o segundo processo seletivo de 2022.
publicado: 30/08/2022 09h21, última modificação: 26/09/2022 08h13

A Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação acaba de lançar o edital do Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa. A inscrições para esse segundo processo seletivo de 2022 (Edital 57) foram abertas nesta sexta-feira, 26 de agosto, e seguirão até o dia 16 de setembro via SUAP. A previsão é de pagamento de bolsas no valor de até R$ 500,00.

O programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e para a iniciação à pesquisa. Para participar com a submissão de projetos, o edital exige que o servidor seja do quadro permanente do IFMG, professores substitutos, visitantes ou servidores em colaboração técnica, desde que a data de encerramento do projeto seja até o limite do prazo para permanência na instituição. Também é possível indicar um servidor para a sua continuidade.

Todos os projetos devem ser de autoria do pesquisador, ter mérito técnico-científico, apresentar viabilidade técnica e/ou econômica e seguir o modelo do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Os projetos deverão ser enviados pelo coordenador e somente uma proposta por docente.

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 20 de setembro. O período de avaliações será entre os dias 21 e 27 de setembro.

O que deve conter no projeto?

A proposta deverá abordar os tópicos: resumo do projeto de pesquisa; palavras-chave; introdução; justificativa; fundamentação teórica; objetivo geral; metodologia da execução; acompanhamento e avaliação do projeto durante a execução; resultados esperados; bibliografia e equipe.

Mais informações sobre a aceitação e estrutura de projetos podem ser encontrados no Edital 57/2022.

Comissão de Ética

Os projetos que necessitarem de pesquisa com seres humanos ou animais deverão anexar o protocolo na Plataforma Brasil ou junto à Comissão de Ética no Uso de Animais do IFMG. Pesquisas com ações com o Patrimônio Genético (PG) e Conhecimento Tradicional Associado (CTA) também devem conter um protocolo anexado. Os documentos necessários são encontrados em anexo no edital.

Modalidades da bolsa

MODALIDADE DE BOLSA

REQUISITO PARA INDICAÇÃO DO BOLSISTA

C.H. SEMANAL

VALOR MENSAL*

PIBIC-Jr/PIBICEM CNPq

O aluno deverá estar matriculado no ensino médio, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo.

R$ 100,00

PIBIC FAPEMIG

O aluno deverá estar matriculado no curso superior, não pode possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou de extensão, com exceção de bolsas de agências de fomento que permitam o acúmulo.

R$ 500,00

PIBIC CNPq

R$ 400,00

PIBITI CNPq

O aluno deverá estar matriculado no curso superior. Será permitido manter vínculo empregatício desde que não haja prejuízo para as atividades previstas no seu plano de trabalho.

R$ 400,00

Edital 57/2022 - Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa | Clique Aqui

registrado em: