Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Ibirité realiza formatura para 139 estudantes de cursos técnicos

IFMG Campus Ibirité realiza formatura para 139 estudantes de cursos técnicos

Cerimônia marca o retorno das formaturas presenciais após dois anos de Ensino Remoto Emergencial.
publicado: 04/04/2022 14h05, última modificação: 12/04/2022 14h22

Sensação de dever cumprido. Esse era o sentimento durante a diplomação de 139 estudantes da primeira turma dos cursos técnicos em Automação Industrial, Mecatrônica e Sistemas de Energia Renovável do Campus Ibirité.

A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 31 de março, no ginásio do campus e foi conduzida pelo diretor-geral do Campus Ibirité, Oiti José de Paula, e foi acessível a todos os convidados com a tradução em libras. Também estiveram presentes os deputados federais, Reginaldo Lopes e Antonio Pinheiro Neto, a secretária de educação de Ibirité, Ana Paula Lemos, além de coordenadores de curso, professores, autoridades locais e familiares dos formandos.

O diretor-geral do Campus, Oiti José de Paula, relembrou a história do Campus e destacou a importância do investimento público na formação de jovens. “Costumo brincar que no início eu fazia parte de uma ‘euquipe’ e, hoje, temos um quadro técnico muito dedicado e competente. Vocês são a única razão do campus existir. O investimento aqui feito é muito alto para que vocês tenham acesso ao ensino de qualidade, por isso, chegou a hora de retribuir esse investimento à sociedade”, disse ele.

Após dois anos de muitos desafios do ensino remoto, a formanda Amanda Silva Torres, do curso técnico integrado Automação, falou sobre as dificuldades encontradas ao longo do caminho e sobre o início de uma nova etapa na vida profissional. “Ninguém estava acostumado com a dinâmica das aulas remotas, mas fomos nos adaptando a esse novo modelo e ainda tivemos a oportunidade de ter aulas práticas em agosto de 2021”, disse ela ao revelar uma curiosa história sobre a escolha do curso. “Minha mãe tinha o sonho de que eu estudasse no Instituto Federal e foi ela quem acabou escolhendo o curso, pois meu pai anos atrás se formou em Automação. Acabei me apaixonando pela escolha e posso afirmar que foi uma das melhores escolhas na minha vida”, ressaltando que atualmente está cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Vocação para a Indústria 4.0

Inaugurado em novembro de 2018, o Campus Ibirité somou-se a outros quatro campi já existentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte (Betim, Ribeirão das Neves, Sabará e Santa Luzia).

Voltado para a área de tecnologia, o Campus Ibirité oferta os cursos técnicos em Automação Industrial, Mecatrônica, Sistemas de Energia Renovável e, o curso superior em Engenharia de Controle e Automação. Atualmente, 700 estudantes estão matriculados no campus com acessibilidade a 22 laboratórios que apoiam as atividades acadêmicas.

registrado em: