Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Celebra a Conclusão de Cursos Técnicos com Cerimônia Emocionante

IFMG Celebra a Conclusão de Cursos Técnicos com Cerimônia Emocionante

Alunos Brilham na Cerimônia de Colação de Grau e Compartilham Suas Emoções

publicado: 26/09/2023 13h17, última modificação: 28/09/2023 10h36

No último dia 15 de setembro de 2023, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) teve a honra de realizar a emocionante cerimônia de colação de grau das turmas dos cursos técnicos concomitantes de Automação Industrial, Mecatrônica e Sistemas de Energia Renovável. Um total de 35 talentosos estudantes concluíram com sucesso seus estudos, marcando o início de uma nova jornada profissional.

A turma de Automação Industrial, composta por 12 dedicados alunos, teve como paraninfo o professor Elias Freitas, enquanto o patrono Rubens Palhares e o professor homenageado Pedro Machado também prestigiaram a turma. Kayque Eduardo, que se destacou academicamente, foi homenageado por seu desempenho excepcional. Além disso, o funcionário Agenor Rodrigues foi reconhecido por seu comprometimento.

Depoimento de Breno, o aluno destaque acadêmico:

"Foi algo que mudou minha vida praticamente, porque hoje tenho formação na área que gosto e também me deu clareza sobre qual graduação quero fazer. A formatura foi muito bonita. Achei todos os discursos emocionantes, pois descreveram como é a experiência lá dentro, onde você tem a oportunidade de aprender diversas coisas sobre a área e também fazer projetos com professores para se desenvolver ainda mais para a indústria."

Os 13 formandos do curso de Mecatrônica foram agraciados com a presença do paraninfo Ismael Melo e do patrono Weber Lima. O destaque acadêmico Breno Guimarães foi homenageado por seu brilhante percurso acadêmico. Sebastião Gandra, funcionário dedicado, também foi reconhecido por sua contribuição à comunidade educacional.

Na turma de Sistemas de Energia Renovável, composta por 10 alunos, Elias Freitas foi novamente homenageado como paraninfo, e Thaís Felicori como patronesse. Amanda Cristina Sena Silva recebeu reconhecimento por seu desempenho acadêmico notável. Mais uma vez, Sebastião Gandra foi honrado por seu compromisso com a instituição.

Depoimento de Estela, representante do curso de Automação:

"Quando você decide ingressar no campus do IFMG, já é uma aventura fazer a prova e estudar, mas essas aventuras nunca acabam por ali. A oportunidade de aprender coisas que você nem imaginaria fazer é muito boa. Conhecer novas pessoas também, e o IFMG proporciona tudo isso e muito mais."

"Sobre a formatura, a ansiedade sempre esteve presente, haha! Ansiedade de tudo estar perfeito, sair bonito, e o Diogo, junto com o pessoal, arrasaram. Estava tudo tão lindo, com várias famílias presentes e nossos patronos fazendo discursos marcantes que nos fizeram chorar a cada momento, relembrando tudo o que passamos. Vamos carregar de lá cada saudade, cada aprendizado, e que venham muitas formaturas emocionantes e belas, igual a nossa."

Além dessas homenagens, o IFMG prestou reconhecimento ao diretor geral Oiti de Paula, à diretora de Ensino Thaís Felicori e ao diretor de Administração e Planejamento Robert Gomes.

Depoimento de Danilo, orador da turma de Mecatrônica:

"A experiência no IFMG foi uma das melhores da minha vida, onde conheci pessoas maravilhosas e o local que me ensinou que o conhecimento é transformador e que com ele posso melhorar não somente a minha vida, mas também a de outras pessoas. Lá não tive só lições sobre elétrica ou programação, tive também aprendizados sobre a vida. Apesar do desgaste de ter que pegar 5 ônibus por dia, nunca pensei em desistir do curso, tamanha era o meu entusiasmo."

A mesa de autoridades, composta por Oiti de Paula (diretor), Gustavo Pessoa (diretor eleito), Thaís Felícori (Diretora de Ensino), Diogo Sampaio (Coordenador dos Cursos de Automação Industrial), Carlos Dias (Coordenador dos Cursos de Mecatrônica), Mateus Andrade (Coordenador dos Cursos de Sistemas de Energia Renovável), Elias Freitas (Paraninfo das turmas de Automação e Sistemas de Energia Renovável), Ismael Melo (Paraninfo da turma de Mecatrônica), Ana Paula Ângelo (Secretária de Educação de Ibirité) e Bruno Daniel da Silva (assessor do deputado federal Pinheirinho), enriqueceu ainda mais a cerimônia com suas presenças.

A colação de grau foi um momento de orgulho não apenas para os formandos, mas também para toda a comunidade do IFMG, que celebrou o esforço e a dedicação desses jovens talentos. Esses recém-formados agora estão prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da sociedade com seus conhecimentos técnicos.

O IFMG parabeniza todos os formandos, homenageados e colaboradores que tornaram possível essa cerimônia memorável e deseja a todos muito sucesso em suas carreiras futuras.

registrado em: ,