Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG lança Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

IFMG lança Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Publicação vale para todos os cursos do IFMG e explica como utilizar normas da ABNT aplicáveis à produção de monografias, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios de estágio entre outros.
publicado: 04/03/2020 12h17, última modificação: 13/03/2020 14h44

Os estudantes dos cursos técnicos, da graduação e da pós-graduação passam a contar com uma nova fonte de referência para a elaboração de trabalhos acadêmicos. O IFMG acaba de lançar o seu Manual de Normalização - edição 2020, com o objetivo de orientar e normalizar as publicações técnico-científicas no âmbito institucional. Organizada e elaborada pelas bibliotecárias e bibliotecários do Instituto, a publicação explica como utilizar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que são aplicáveis à produção de trabalhos acadêmicos, tais como monografias, dissertações, teses, artigos científicos, relatórios de estágio, atividades avaliativas entre outros.

Segundo a coordenadora da Rede de Bibliotecas do IFMG, Rejane Valéria Santos, além dos bibliotecários, o desenvolvimento do manual, que foi iniciado em julho de 2019, contou com a participação da professora Rafaela Kelsen Dias, do Campus Ouro Preto, e do designer da Reitoria, Kendson Leandro Alves. “Os meses de julho a novembro foram de participação ativa dos bibliotecários na escrita do texto, elaboração de imagens, pesquisa documental, além de diversas revisões no documento. Durante o período de dezembro a fevereiro, contamos com a colaboração da professora Rafaela, que realizou a revisão ortográfica e gramatical, e do designer Kendson, que realizou o projeto gráfico”, conta.

A normalização apresentada no manual tem como base as Normas de Documentação e Informação da ABNT 6023, 6024, 6027, 6028, 10520,14724, 15287 e outras. Para orientar melhor os estudantes e deixar as regras mais claras, foram incluídas figuras, modelos e exemplos práticos de tipos de formatação que devem ser utilizadas nos trabalhos acadêmicos.

“Qualquer pesquisa, para ser desenvolvida, necessita de um projeto e de regras que a oriente. Ambos não podem garantir o sucesso da investigação, mas a inadequação ou a ausência de normas técnicas certamente podem levar ao insucesso”, afirma Rejane Santos. “Nesse sentido, o manual busca oferecer orientações quanto à utilização das normas técnicas de apresentação de trabalhos acadêmicos seguindo as orientações da ABNT visando atender às necessidades da comunidade acadêmica quanto à normalização de trabalhos científicos”, complementa.

O livro tem 124 páginas e foi instituído oficialmente por meio da Portaria nº 244, assinada pelo reitor em exercício no dia 21 de fevereiro de 2020. A versão lançada agora é a primeira edição, que poderá ser revista e aperfeiçoada, conforme as necessidades. Sugestões e recomendações serão recebidas em caráter permanente nesse link.

(Fonte: Comunicação Reitoria)

Clique aqui para baixar o Manual de Normalização do IFMG

Ou acesse a aba Biblioteca no menu lateral/principal do site do campus

registrado em: ,