Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG oferta 932 vagas no Sisu 2022/1, veja como se inscrever

IFMG oferta 932 vagas no Sisu 2022/1, veja como se inscrever

Candidatos devem selecionar cursos e instituições em duas opções entre 15 e 18 de fevereiro. O resultado da chamada única será divulgado no dia 22. O IFMG campus Ibirité oferece vagas no curso de Engenharia de Controle e Automação.
publicado: 15/02/2022 11h00, última modificação: 23/02/2022 11h54

Nesta terça-feira (15), serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do primeiro semestre de 2022. Para esta edição, o IFMG vai disponibilizar 932 vagas em 51 cursos de graduação. A participação é gratuita e acontece, exclusivamente, através da página do Sisu. O principal requisito para a participação é que o estudante tenha realizado o Enem de 2021, não tenha sido “treineiro”, ou seja tenha concluído o ensino médio, e não tenha zerado a redação - as notas já podem ser consultadas na página do participante.

Com a abertura no dia 15, os candidatos têm até 18 de fevereiro para realizar as inscrições. Para isso, é preciso selecionar os cursos e instituições na primeira e segunda opção. É nesta etapa que os candidatos selecionam a modalidade da vaga pretendida, ampla concorrência ou reserva de vagas - destinada a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa e/ou autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência.

Após o primeiro dia de inscrições, o site do Sisu fornece um ranking em que os estudantes têm acesso à colocação na lista com todos os inscritos para a mesma vaga. Por exemplo, são disponibilizadas 20 vagas para um curso “x” no IFMG e foram inscritos 126 estudantes, aqui temos posições que variam entre 1º e 126º lugar, mas somente os 20 primeiros colocados seriam convocados para a chamada única, enquanto os demais poderiam entrar na lista de espera. Nesta etapa os candidatos têm uma estimativa da probabilidade de aprovação e podem fazer mudanças de acordo com as necessidades até o último dia.

O resultado da chamada única será divulgado no dia 22 de fevereiro, com isso os aprovados têm do dia 23 de fevereiro até 8 de março para realizar a matrícula. Já os candidatos que não foram aprovados nesta chamada, podem participar da lista de espera - a manifestação de interesse deve ser feita entre 22 de fevereiro e 8 de março. A divulgação da lista, assim como as chamadas posteriores, são feitas pelas instituições - no IFMG, os campi divulgam através dos portais. É de responsabilidade dos candidatos inscritos nas listas de espera acompanhar as divulgações das chamadas e prazos para matrícula.

Existe ainda um quadro de possibilidade em relação aprovação e lista de espera, são elas:

- Se o candidato foi classificado na primeira e na segunda opção, ele é automaticamente aprovado apenas na primeira;

- Se o candidato foi classificado somente na primeira opção, ele é automaticamente aprovado na primeira e não pode participar da lista de espera na segunda opção;

- Se o candidato foi classificado somente na segunda opção, ele é automaticamente aprovado na segunda e não pode participar da lista de espera na primeira opção;

- Se o candidato não foi classificado em nenhuma das opções, ele pode escolher em qual das listas quer concorrer.

Confira a relação dos cursos ofertados e escolha o IFMG no Sisu:

Campus Ibirité

Engenharia Florestal

Matemática

Sistemas de Informação

Para saber mais, acesse o edital do Sisu 2022 ou o site do Sisu.

Leia mais: IFMG disponibiliza mais de 900 vagas pelo Sisu 2022/1

registrado em: ,