Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG oferta 974 vagas no Sisu 2023: escolha o seu curso

IFMG oferta 974 vagas no Sisu 2023: escolha o seu curso

Candidatos podem selecionar até duas opções de cursos em instituições públicas a partir do dia 16. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28. IFMG campus Ibirité disponibilizará 20 vagas em Engenharia de Controle e Automação
publicado: 14/02/2023 09h21, última modificação: 17/02/2023 09h59

Estarão abertas, de 16 a 24 de fevereiro, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do primeiro semestre de 2023. Por meio deste processo, são ofertadas vagas para ingresso em instituições públicas de todo o Brasil. O IFMG está disponibilizando 974 vagas, distribuídas por 51 cursos de graduação em 17 cidades mineiras.

A participação é gratuita e acontece, exclusivamente, através da página do Sisu. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, o principal requisito para a participação é que o estudante tenha realizado o Enem de 2022, não tenha sido “treineiro”, ou seja tenha concluído o ensino médio, e não tenha zerado a redação - as notas já podem ser consultadas na página do participante.

O IFMG campus Ibirité irá disponibilizar 20 vagas para o curso de Engenharia de Controle e Automação.

Como se inscrever

Entre 16 e 24 de fevereiro, os candidatos devem selecionar os cursos e instituições na primeira e segunda opção. Também é neste momento que os candidatos selecionam a modalidade da vaga pretendida, ampla concorrência ou reserva de vagas - destinada a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa e/ou autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além de pessoas com deficiência.

Acesse o tutorial de inscrição no site do Sisu.

Após o primeiro dia de inscrições, o site do Sisu fornece um ranking em que os estudantes têm acesso à colocação na lista com todos os inscritos para a mesma vaga. Por exemplo, são disponibilizadas 20 vagas para um curso “x” no IFMG e foram inscritos 120 estudantes, aqui temos posições que variam entre 1º e 120º lugar, mas somente os 20 primeiros colocados seriam convocados para a chamada regular, enquanto os demais poderiam entrar na lista de espera. Nesta etapa os candidatos têm uma estimativa da probabilidade de aprovação e podem fazer mudanças para aumentar suas chances até o último dia.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de fevereiro e os aprovados têm de 2 a 8 de março para realizar a matrícula. Já os candidatos que não foram aprovados nesta chamada, podem participar da lista de espera - a manifestação de interesse deve ser feita entre 28 de fevereiro e 8 de março. A divulgação da lista, assim como as chamadas posteriores, são feitas pelas instituições - no IFMG, os campi divulgam através dos portais. É de responsabilidade dos candidatos inscritos nas listas de espera acompanhar as divulgações das chamadas e prazos para matrícula.

Existe ainda um quadro de possibilidade em relação aprovação e lista de espera, são elas:

- Se o candidato foi classificado na primeira e na segunda opção, ele é automaticamente aprovado apenas na primeira;

- Se o candidato foi classificado somente na primeira opção, ele é automaticamente aprovado na primeira e não pode participar da lista de espera na segunda opção;

- Se o candidato foi classificado somente na segunda opção, ele é automaticamente aprovado na segunda e não pode participar da lista de espera na primeira opção;

- Se o candidato não foi classificado em nenhuma das opções, ele pode escolher em qual das listas quer concorrer.

Para saber mais, acesse o edital do Sisu 2023 ou o site do Sisu.

Resultados do Enem 2022 já estão disponíveis
IFMG terá 974 vagas em 51 cursos para o Sisu 2023

Processo seletivo próprio

Os candidatos que se inscreveram para o processo seletivo próprio do IFMG para cursos superiores - Vestibular 2023 também devem ficar atentos à divulgação do resultado, previsto para o dia  23 de fevereiro. Saiba mais