Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NOTA DE ESCLARECIMENTO

publicado: 29/06/2022 17h55, última modificação: 19/07/2022 16h43

A gestão vem trabalhando no estudo de alternativas de retomada do calendário acadêmico de 2022 e já possui propostas para serem discutidas com a comunidade, construídas a partir de alguns cenários hipotéticos, considerando a realidade das três modalidades e dos alunos formandos.

Considerando a imprevisibilidade do fim da greve e a necessidade de haver tempo hábil para a submissão das propostas à apreciação da comunidade e aprovação destas pelo Conselho Acadêmico, a gestão propôs um planejamento para início e condução das conversas sobre  a retomada do calendário:

1. Reunião com os servidores para apresentar as propostas de calendário;

2. Consulta pública para a apreciação das propostas pela comunidade interna e externa;

3. Reunião do conselho acadêmico para votar sobre a manutenção (ou não) das férias e sobre a possibilidade de retomada do calendário acadêmico.

Entretanto, a gestão considerou prudente comunicar e alinhar com o Comando Local de Greve sobre as ações que estavam sendo planejadas.

Em comum acordo, ficou decidido no dia 24 de Junho de 2022, após a reunião entre equipe de Gestão IFMG Ibirité e Comando de Greve Local (Ata de reunião), que seria realizada a reunião com os servidores. A gestão sugeriu que esta acontecesse no dia 28/06 (última terça-feira), entretanto, os representantes do Comando de Greve Local presentes optaram por alinhar com os demais membros e emitir opinião posterior a respeito da melhor data para realização da reunião (antes ou após a assembleia geral do SINASEFE-IFMG prevista para ocorrer dia 30/06 que tem como pauta fazer uma análise da greve).

As decisões a serem tomadas nesta Assembleia Geral do SINASEFE IFMG serão importantes para compreender os rumos da greve e, assim, nortear a análise das propostas de calendário e, também, subsidiar a análise do próprio conselho acadêmico. É necessário ter previsibilidade para a tomada de decisões.

O Comando Local de Greve, sugeriu em e-mail enviado no dia 24/06 (Email - Comando Greve Local) que a reunião com os servidores citada acima ocorresse no dia 01/07. Neste contexto, a decisão de manter as férias foi necessária considerando que mesmo que haja alteração no cenário atual da greve na Assembléia Geral do SINASEFE IFMG, no dia 30/06, não haverá tempo hábil para alteração das férias escolares já marcadas devido à complexidade dessa mudança. Uma possível alteração de última hora nas férias escolares poderia ainda trazer prejuízos aos discentes, docentes e suas famílias que eventualmente estejam com viagens ou outros compromissos previamente programados para o período (Comunicado -  Informes sobre as férias escolares).

Assim, com base nas conversas supracitadas o planejamento apresentado previamente foi ajustado e as discussões sobre possível retomada do calendário acadêmico serão conduzidas conforme etapas descritas abaixo:

1. Reunião com servidores no dia 01/07 às 9h com apresentação das propostas de possíveis calendários;

2. Proposição de um calendário provisório a ser adotado em caso de fim da greve antes do final das férias;

3. Encaminhamento do calendário provisório para apreciação do Conselho Acadêmico que deverá votar a proposta condicionada ao fim da greve.

Ou seja, o calendário provisório será adotado APENAS se a greve for encerrada antes do fim das férias. Neste caso, a consulta pública e apreciação do calendário definitivo ocorrerão nas primeiras semanas de aula do calendário provisório.

O IFMG - Campus Ibirité agradece a compreensão e continua sempre aberto ao diálogo e à disposição para quaisquer dúvidas.

registrado em: