Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Um sábado para discutir as questões LGBT+

Um sábado para discutir as questões LGBT+

publicado: 06/07/2023 23h20, última modificação: 06/07/2023 23h20

No último sábado, 1º de julho, foi realizado o evento LGBT+ no campus Ibirité, com organização do Coletivo LGBT vinculado ao Grêmio Estudantil e o apoio dos professores do projeto de ensino Pré-Enem, Alexandre Delfino Xavier, Fernando Ruiz Rosário, Priscila Brasil Gonçalves Lacerda, Hudson Rosemberg Poceschi e Campos,  e da direção de ensino do campus.

A iniciativa faz parte da programação de conscientização sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBT+ e contou com diversas atividades, como a confecção de material de conscientização, sessão de cinema e a roda de conversa com o professor, músico e poeta Pi Eta.

Pi Eta abordou temas importantes, tais como sobre a constituição social de gênero, relatos sobre transição de gênero e os direitos assegurados para pessoas tans, entre eles o uso do nome social e a retificação de nome e gênero em documentos.

“A gente não quer ser vista da mesma forma, a gente é diverso, e a diversidade não precisa ser um problema. É aí que a gente quer chegar.”, destaca Pi Eta. Ele também abordou situações de agressões que pessoas da comunidade LGBT+ sofrem e destacou a importância de espaços de acolhimento para que as pessoas se sintam seguras.

Com a palavra, os alunos

“O evento LGBT+ foi preparado com muito carinho e dedicação, para representar todos os indivíduos LGBT+ do colégio e trazer informação àqueles que não fazem parte da comunidade. Sabemos que a temática não é abordada nos mais diversos ambientes da sociedade, incluindo as escolas, portanto faz-se necessária a organização de eventos como esse. A minha vontade de preparar algo assim veio da necessidade que eu sinto de me sentir acolhida no IFMG, afinal passo a maior parte do meu dia lá! Sendo assim, o sábado do dia 01/07 teve uma imensurável importância para mim, desde a confecção das bandeiras à incrível presença do artista Piê e a sessão de cinema. Foi sensacional, porque depois do evento, colamos, por todo o IF, as bandeiras confeccionadas. Esse momento foi inesquecível para mim! Para alguns isso pode parecer bobo, mas só quem sabe o quão doloroso é o processo de aceitação, entende a grandeza de tais atos.”  Yasmin Fernandes, aluna do Integrado em Mecatrônica e integrante do Coletivo LGBTQIA+ do campus.

“Eu achei a palestra incrível, me senti super confortável porque o palestrante era quase tudo que eu sou, logo quase todos os assuntos abordados já eram de minha ciência. Achei muito interessante compartilhar nossas experiências, principalmente para quem não entende e não se identifica, enxergar um pouco do nosso lado. Adorei estar em um ambiente onde não sou o único exemplo de pessoa não binária. Aprendi que trans masculino e homens trans não são a mesma coisa, algo que apesar de estar tão familiarizado com a definição da transgeneridade não era de minha ciência. Achei que foi incrível estar em um lugar onde não sou a única pessoa não binária, foi muito interessante, além de poder compartilhar experiências com alguém que também é, algo que é muito difícil.” Dem Victory Silva Antão, ano do Integrado em Sistemas de Energia Renovável.

“Achei um momento legal e inclusivo, de extrema importância para a comunidade acadêmica, evidenciando a necessidade de respeito para com as pessoas da comunidade LGBTQIA+. Aprendi que devemos respeitar qualquer pessoa, independente de sua orientação sexual ,o que me abriu um grande entendimento no âmbito social.” Millena Gabrieli Santos Damas da Silva, aluna do Integrado em Automação.

“Achei legal, pois conheci mais sobre as bandeiras e a comunidade LGBTQIA+, algo que não era do meu entendimento antes, e isso agregou muito na minha vida sociocultural e pessoal. Aprendi sobre a importância da inclusão da comunidade LGBTQIA+ no ambiente escolar, comunidade que é muito discriminada pela sociedade e que precisa ser respeitada.” Natália Emanuely Calixto Moura, aluno do Integrado em Sistemas de Energia Renovável.

“Eu adorei o evento, principalmente a palestra, a qual achei super interessante. É necessário ter um papo desses nos dias atuais, ainda mais, creio, que saí de lá com mais conhecimento e pontos de vista. Por mais, o evento foi uma grande oportunidade de representação, de dar lugar àqueles que são tão segregados pela sociedade.” Lenner Silva Cirio Luzia, aluno do Integrado em Mecatrônica.

Para saber mais

Confira abaixo um guia criado pelo portal PORVIR sobre a comunidade LGBTQIAP+:

info1

info2