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EaD pública

publicado 30/01/2024 11h15, última modificação 26/02/2024 08h10

EaD pública no Brasil teve historicamente uma importante indução do governo federal por meio de políticas para o setor, na forma de programas de fomento à modalidade. O IFMG integra o rol de instituições públicas credenciadas para oferta desses programas federais de Educação a Distância, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil - Rede e-Tec Brasil, e o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário). 

 

etecA Rede e-Tec é um programa do Ministério da Educação vinculado a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) que visa a expansão da Educação Profissional no país por meio da modalidade a distância. 

Sua finalidade é democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio, especialmente no interior do Brasil, com o objetivo de promover a capacitação profissional inicial e continuada de jovens e adultos. O IFMG é credenciado pelo MEC, desde de 2009. Para mais informações acesse: http://portal.mec.gov.br/rede-e-tec-brasil

uabJá o Sistema UAB foi instituído em 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras. Além disso, o sistema incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos, estimulando a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presenciais locais. O IFMG se integrou à UAB em 2017.

 

Para mais informações acesse: CAPES/UAB. 

profuncionarioPor fim, o PROFUNCIONARIO é o programa indutor da formação em serviço de profissionais da educação básica que trabalham em escolas e órgãos das redes públicas de ensino. O programa foi criado pela Portaria 25 de 2007, sendo posteriormente ampliado como instrumento da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica por meio do Decreto nº 7.415/2010 e incorporado na versão de 2016 da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, promulgada pelo Decreto nº 8.572 de 9 de maio de 2016. A ação apresenta propostas formativas nas áreas de Gestão Escolar; Alimentação Escolar; Multimeios Didáticos; e Infra-estrutura Escolar.

Para mais informações acesse: PROFUNCIONARIO

 

​Para além dos programas públicos de Educação a Distância, o IFMG também é instituição integrando da UNIREDE - entidade que congrega Universidades Estaduais, Federais e Institutos em atividades diversas, envolvendo pesquisa, debates e projetos no âmbito da EaD pública no país.

  

Desde o período de sua criação, a associação tem se dedicado a congregar as instituições públicas, representadas pelas Universidades e Institutos Federais na tarefa não só de ofertar EaD de qualidade, mas de contribuir com o debate sobre a EaD pública. 

A entidade também mantém publicação periódica no campo de estudos e pesquisas de Educação a Distância, por meio da Revista Em Rede (https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/about).

A UNIREDE ainda organiza o Referatório de Objetos de Aprendizagem da EaD pública brasileira (https://www.aunirede.org.br/portal/referatorio-de-objetos-de-aprendizagem-da-ead-publica-brasileira/). 

A proposta do referatório é organizar vários repositórios, que disponibilizam objetos de aprendizagem e recursos educacionais para EaD.

uniredeA UNIREDE – Associação Universidade em Rede (https://www.aunirede.org.br/portal/) foi criada em 1999 “com o objetivo principal de democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da oferta de cursos a distância nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão, sob a forma de ensino regular gratuito e educação continuada”.  

conifNa Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT), a EaD também tem se consolidado nos últimos anos, nos mais diversos níveis e modalidades. De forma concreta, esse esforço pelo crescimento da modalidade pode ser exemplificado pelo avanço da discussão e do debate sobre EaD no âmbito do CONIF - Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

gt eadO CONIF, por meio do Grupo de Trabalho de Institucionalização da Educação a Distância (GT EaD CONIF)  tem desenvolvido, desde 2010, estudos, pesquisas e discussões, visando oferecer diretrizes  com relação a modalidade, para as instituições da RFEPCT em todo o país. Os debates contribuíram para o oferecimento de caminhos que possam orientar os institutos federais e demais estabelecimentos da rede, na tarefa de ofertar seus próprios cursos de Educação a Distância, de maneira a ampliar as políticas da área, no interior das instituições, para além dos programas governamentais de fomento. 

Assim, em 2020, o GT reuniu e publicou um material com as “Diretrizes para a Educação a Distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica” em três módulos separados, contemplando tanto a trajetória da EaD no âmbito do CONIF – módulo histórico, assim como dois módulos envolvendo os planos estrutural e legal para organização e oferta da EaD na rede federal.  Acesse os módulos publicados pelo CONIF por meio dos endereços:

  • Módulo Histórico (http://proedu.rnp.br/handle/123456789/1653)
  • Módulo Estrutural (http://proedu.rnp.br/handle/123456789/1654)
  • Módulo Legislação (http://proedu.rnp.br/handle/123456789/1655)