Notícias
IFMG tem aumento das matrículas em Educação a Distância
A publicação dos dados da Plataforma Nilo Peçanha (2024) trouxeram boas notícias para a Educação a Distância do IFMG. Além da instituição contar com baixo índice de evasão e alta eficiência em indicadores acadêmicos gerais, a modalidade EaD obteve um crescimento expressivo de suas matrículas, em comparação a 2023, com um aumento total de 21,04%, passando de 23.693 para 28.677.
Os destaques ficaram para a Plataforma +IFMG (cursos de curta e média duração), que tiveram um aumento superior a 18%, saindo de 22.538 para 26.800. Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu também tiveram boa ampliação, já que em 2023 eram 1095 e em 2024 chegaram a 1762, um acréscimo de mais de 60%.
Os resultados demonstram, primeiramente, a consolidação da Plataforma +IFMG, como um ambiente de acesso ao conhecimento, ampliando assim as oportunidades de qualificação profissional em toda a Rede Federal. Em segundo lugar, os dados também revelam a atual tendência da oferta de cursos em nível de Pós-graduação, no formato lato sensu, de ser realizada na modalidade a distância, em função da afinidade do público, autônomo, adulto e trabalhador.
Assim, o IFMG reafirma seu compromisso em oferecer uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, mas também compreende os desafios de expansão da EaD em outros níveis, particularmente, na esfera dos cursos técnicos e de graduação.
Em 2025, a expectativa é que os números da modalidade cresçam ainda mais, com a continuidade das ofertas no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a adesão a outros programas federais, como o PROFUNCIONARIO e fomento e apoio às propostas institucionais do Centro de Referência em EaD (CREAD).