Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Ferramentas de apoio ao ensino
conteúdo

Ferramentas de apoio ao ensino

publicado 13/04/2020 15h53, última modificação 30/07/2020 10h32
Apresentação de ferramentas de apoio ao ensino

Apresentação

Cada vez mais, as tecnologias de informação e comunicação apontam-se como alternativas metodológicas para o ensino-aprendizagem, contribuindo para a formação de estudantes mais autônomos. Diante da possibilidade da oferta da modalidade de ensino a distância, surge a necessidade de meios mais dinâmicos e próximos da realidade dos alunos, professores/tutores e técnicos administrativos em cursos oferecidos não presencialmente.

Neste contexto, diferentes ambientes virtuais têm sido desenvolvidos na busca de aproximar as pessoas em comunidades virtuais através de ferramentas que possibilitam a troca de informações, experiências e a geração de novos conhecimentos. Esses  ambientes virtuais de ensino oferecem recursos específicos e ricos em interação.

Nos ambientes virtuais, o professor pode disponibilizar conteúdos, interagir com os alunos, ensinando-os a distância por meio de vários recursos multimídia ou outros que viabilizam variadas formas de comunicação e ensino-aprendizagem.

Como forma de criar possibilidades de aproximação de nossos servidores e estudantes a partir do uso de ferramentas digitais gratuitas, a PROEN disponibiliza esse espaço para o compartilhamento de dicas e tutoriais de ambientes virtuais. Estas ferramentas, entre outros recursos de comunicação, poderão auxiliar a comunidade acadêmica no desempenho de atividades não-presenciais.

Ao final da página, disponibilizamos, também, um  link através do qual gostaríamos de ouvir críticas, opiniões e sugestões.

 

Modelo de Caderno Didático

De acordo com a Instrução Normativa IFMG nº 05/2020, o Caderno Didático é uma das opções de material básico a serem utilizadas no desenvolvimento das aulas do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Apresentamos, a seguir, uma sugestão de modelo deste material, sendo opcional sua utilização, desde que observadas as normas estabelecidas pela Instrução Normativa.

MODELO DE CADERNO DIDÁTICO

 

 

Exemplos de ferramentas de ensino não-presencial

 

MEC RED

A partir de uma iniciativa do Ministério da Educação, surge em outubro de 2015 a proposta de reunir e disponibilizar, em um único lugar, os Recursos Educacionais Digitais dos principais portais do Brasil. Com o objetivo de melhorar a experiência de busca desses Recursos, a Plataforma foi desenvolvida numa parceria coletiva entre: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professoras(es) da Educação Básica de todo o Brasil. A Plataforma MEC é referência em Recursos Educacionais Digitais, com um ambiente de busca, interação e colaboração entre professoras(es).

https://plataformaintegrada.mec.gov.br/home

 

Vídeo de apresentação do projeto Plataforma MEC RED:

 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CRW5h2pHugM. Acesso em: 13 de abril de 2020. 

 

Google Sala de Aula

Google Sala de Aula (Google Classroom) é uma ferramenta que auxilia professores no gerenciamento de conteúdos educacionais. O recurso permite a criação, a distribuição e a avaliação de atividades de forma virtual.

A seguir, um breve tutorial sobre o funcionamento do Google Sala de Aula.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_yxiqcMDLeg. Acesso em: 13 de abril de 2020. 

 

Formulários Google

A partir da ferramenta de Formulários Google, é possível criar materiais como testes de leitura, quizzes,  relatórios, dentre outros.

A seguir, um tutorial sobre o funcionamento dos Forumulários Google.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=duxAUMpLaeM. Acesso em: 13 de abril de 2020.  

 

Redes sociais

As redes sociais podem significar mais do que a conexão entre familiares e amigos. É possível utilizar as diversas redes como suporte à educação.

A seguir, o Professor João Mattar, da PUC-SP e da Universidade Anhembi, fala um pouco mais sobre a utilização de redes sociais em educação.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6ZqoxzkjQlw. Acesso em: 13 de abril de 2020. 

 

Mural Virtual do IFMG

Espaço criado para reunir capacitações ofertadas gratuitamente a servidores e alunos do IFMG, o Mural Virtual tem como objetivo atender às demandas por ferramentas que proporcionem propostas de disciplinas e cursos a distância. O mural, alimentado constantemente, traz cursos selecionados pela Pró-Reitoria de Extensão do IFMG que poderão ser utilizados na elaboração de projetos pedagógicos e atividades de ensino, pesquisa e extensão.

MURAL VIRTUAL DO IFMG

 

Utilização das bibliotecas virtuais

As Bibliotecas do IFMG oferecem um conjunto de serviços digitais para a comunidade, visando colaborar com a produção acadêmica  e científica da instituição. O acervo virtual está disponível através do Sistema Pergamum :

https://pergamum.ifmg.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php.

 

Biblioteca Virtual é um acervo de livros digital composto por milhares de títulos, que abordam diversas áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, entre outras.

Tutorial Acesso Biblioteca Virtual

 

 

ProQuest Ebook Central oferece títulos de centenas de editoras em uma moderna plataforma, permitindo que pesquisadores tenham acesso a qualquer hora ao conteúdo que precisam. Seja um único capítulo ou até um livro inteiro ela atende diversas áreas de conhecimento das pesquisas desenvolvidas no IFMG.

Tutorial Acesso Ebook Central

 

Target GEDWeb é um sistema de gestão de normas e documentos regulatórios. Ele oferece acesso unificado a toda regulamentação técnica (normas, regulamentos, portarias, resoluções, etc.) com destaques das publicações regulamentares mais recentes.

Tutorial Acesso Target

 

A PROEN gostaria de ouvir você

Envie suas sugestões e críticas e avalie o conteúdo desta página.

AVALIE ESTE CONTEÚDO