Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Superior do IFMG cancela processo eleitoral para escolha dos representantes

publicado: 05/03/2021 12h26, última modificação: 14/03/2024 10h26

O Conselho Superior do IFMG vem a público informar a toda comunidade acadêmica que, em reunião na última quinta-feira (dia 4 de março), decidiu, por ampla maioria dos votos, pelo cancelamento do Processo Eleitoral para escolha dos representantes discente, docente e técnico-administrativo do Consup.

A decisão foi tomada após extensa reunião, permeada pelo diálogo aberto e amplo debate, e foi fundamentada pela ocorrência de diversos problemas identificados antes, durante e após a votação.

Em respeito à comunidade do IFMG e primando pela transparência das decisões do conselho, segue a lista dos problemas discutidos:

1 – Problemas no disparo das cédulas, o que ocasionou o adiamento da eleição do dia 18/02 para o dia 23/02.

2 – Antecipação do envio das cédulas na eleição do dia 22/02, às 22h.

3 – Disparo de cédulas faltando nomes de candidatos dos segmentos docente e discente e limitação de voto em apenas um candidato no pleito realizado nos dias 22 e 23/02, o que gerou novo adiamento da votação para as 16h do dia 23/02 às 15h59 do dia 24/02.

4 – Durante a votação, nos dias 23 e 24/02, foi detectado que muitos estudantes não receberam o e-mail com o link de votação. Considerando ainda a hipótese desses estudantes terem informado endereços errados ou recebido em endereços não utilizados, foi realizada conferência com uma amostra, ratificando a ocorrência do problema.

5 – Em contato com os responsáveis pelo sistema de votação utilizado, Helios Voting, o suporte do sistema justificou que, pelo fato de serem muitos disparos ao mesmo tempo (mais de 17 mil cédulas), o sistema acusou lentidão pela sobrecarga e não conseguiu processar todas as cédulas.

6 – Após a divulgação da lista de votantes aos conselheiros, foi detectado, após busca entre uma amostra de servidores, que pessoas que alegaram ter votado e concluído com sucesso o processo, inclusive candidatos, não constavam nessa lista. Ao que parece, a mesma sobrecarga do sistema pode ter prejudicado o processo dos votos de alguns servidores.  Outra possibilidade apontada pela DTI é a interface do sistema Helios Voting estar em inglês e ser pouco intuitiva.

7 – Por fim, foi constatado, durante a reunião do Consup, que os estudantes do Campus Ibirité não constavam na lista de votantes. Assim, não foi possibilitado a esse segmento, deste campus, participar da eleição.

Por tal razão, diante da constatação dos fatos, o Conselho Superior decidiu prezar pela transparência e gestão democrática, optando pelo cancelamento da eleição, especialmente porque os fatos evidenciaram que os votantes não foram tratados com isonomia, anulando a validade do processo. Ademais, o presidente do Conselho, reitor Kléber Gonçalves Glória, reafirmando seu comprometimento com a lisura do processo, comprometeu-se em acatar a sugestão da Comissão Eleitoral e dos demais conselheiros para abrir um procedimento de sindicância para apuração dos fatos.

O Conselho Superior lamenta a impossibilidade de se contornar os fatos ocorridos, esclarecendo que a comissão eleitoral se esforçou ao máximo para revolvê-los e ainda foi a responsável por identificar a maior parte dos problemas encontrados, inclusive a possibilidade de ter ocorrido alguns desses problemas em pleitos anteriores. O Conselho agradece o trabalho da comissão, que preferiu se eximir de um novo processo e, assim, uma nova comissão será nomeada para conduzir o novo processo eleitoral. Informa ainda que assim que a ata da reunião for assinada pelos conselheiros, será publicada no portal para conhecimento.

Por fim, reforça seu compromisso com toda a comunidade em agir com celeridade e transparência para que o processo transcorra dentro da normalidade, especialmente para salvaguardar a participação de todos.