Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital seleciona relatos para e-book sobre experiências em docência

Edital seleciona relatos para e-book sobre experiências em docência

Iniciativa é voltada para registro de ações desenvolvidas na formação docente e nos programas Pibid e Residência Pedagógica
publicado: 19/11/2020 17h46, última modificação: 14/03/2024 09h26

O IFMG, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou o edital 68/2020, com chamada para submissão de relatos escritos de experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no Programa de Residência Pedagógica (PRP) e na formação docente para composição de e-book. A iniciativa leva em consideração que a necessidade de registrar e compartilhar o conhecimento acumulado nos processos de formação docente da Instituição, que oferta cursos de licenciatura, cursos de pós-graduação lato sensu em áreas de formação pedagógica, além de cursos de formação inicial e continuada (FIC).

Os relatos serão organizados em duas categorias:

Pibid e PRP: experiências relativas à ação dos bolsistas no espaço escolar, apresentação dedados relativos aos programas, impactos dos programas nas comunidades onde atuaram, entre outros aspectos.

Formação docente - experiências relativas aos processos e metodologias empregadas na formação docente nos cursos de licenciatura, pós-graduação e FIC.

O texto do relato deverá ser estruturado conforme manual de normalização do IFMG, podendo ser submetidos pelos servidores e/ou estudantes responsáveis por meio de formulário eletrônico  até 26 de março de 2021, conforme informações detalhadas no edital. Dúvidas podem ser enviadas para: cpae@ifmg.edu.br.

Saiba mais

O Pibid tem como objetivo antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública, proporcionando aos licenciandos experiências em seu processo de formação docente já nos primeiros períodos do curso. Já o Programa de Residência Pedagógica (PRP) é destinado a estudantes em seus ciclos finais deformação docente e é uma estratégia de integração entre escolas, universidades e secretarias de educação,estimulando a elaboração de planos pedagógicos de forma colaborativa.

Acesso ao edital