Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do IFMG é o representante de Minas Gerais no programa Parlamento Jovem Brasileiro

Mateus Damasceno, aluno do Campus Ponte Nova, está em Brasília, onde vai transmitir aos parlamentares as necessidades, anseios e sonhos dos jovens para a educação no Brasil
publicado: 05/12/2023 16h05, última modificação: 06/03/2024 15h26
Exibir carrossel de imagens Mateus Damasceno, no Congresso Nacional

Mateus Damasceno, no Congresso Nacional

Ele conseguiu!
 Mateus Damasceno, aluno do curso técnico em Administração no Campus Ponte Nova, foi classificado e é o representante de Minas Gerais na última etapa do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).

Ele está em Brasília, com outros 26 estudantes de todo o país (um representante de cada estado), até o dia 7 de dezembro. Durante os três dias de programação os participantes vão trabalhar em grupos temáticos para aprofundar os debates sobre suas demandas, preocupações e propostas. Haverá muitos momentos de conversa e troca de experiências sobre a realidade de cada estado. Além disso, os jovens participarão de aulas, audiências públicas e acompanharão as atividades da Comissão de Educação.

O principal objetivo dessa etapa será ampliar a voz da juventude brasileira e transmitir aos parlamentares suas necessidades, anseios e sonhos para a educação. A partir do tema “A educação que queremos”, os participantes vão elaborar coletivamente a “Carta do PJB 2023” à Câmara dos Deputados, contendo os encaminhamentos que consideram essenciais para melhoria da educação dos jovens.

A proposta apresentada por Mateus é sobre educação inclusiva, políticas afirmativas e de acessibilidade.  Durante a primeira etapa, seu discurso foi avaliado pela Secretaria Estadual de Educação, que deu nota máxima ao estudante do IFMG. Na segunda fase, Mateus gravou este vídeo, avaliado pela Câmara dos Deputados e por seus pares no  PJB. Os critérios analisados foram originalidade, clareza e persuasão. Confira!

Parlamento Jovem Brasileiro (PJB)

Os 27 jovens selecionados participaram de um processo seletivo que envolveu quase 3.300 inscritos e resultou na elaboração de discursos com propostas sobre o tema “A educação que queremos”. Para elaborar seus discursos, os jovens participaram da Jornada de Aprendizagem Cidadã, na plataforma online de cursos da Câmara dos Deputados, que levou cada jovem a conhecer sua realidade local a partir de uma questão que o mobiliza dentro do tema do PJB. O desafio deles foi investigar essa questão a partir da análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais e da escuta de outros jovens.

O programa é realizado em 3 etapas: local, estadual e nacional. O objetivo é que cada jovem conheça sua realidade a partir de uma questão que o mobilize dentro do tema deste ano. A etapa nacional ocorre na Câmara dos Deputados, em Brasília, entre 5 e 7 de dezembro. São 27 vagas e a missão dos(as) deputados(as) jovens será aprimorar as propostas que trouxeram de seus estados, elaborando, em conjunto, uma carta à Câmara. Essa carta deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos deputados federais, suas necessidades, anseios e sonhos para a educação.

Também os professores apoiadores dos 27 deputados jovens chegam a Brasília, onde vão participar de oficinas sobre educação para democracia, encontros de troca de experiências e outras atividades. Esta é a primeira vez que educadores acompanham os jovens deputados.