Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artigo publicado por docente de Bambuí destaca potencial de plantas do cerrado

Artigo publicado por docente de Bambuí destaca potencial de plantas do cerrado

Estudo levantou dados sobre os principais flavonoides presentes em cinco espécies, bem como benefícios para a saúde a eles relacionados, identificando potencialidade agronômica.
publicado: 02/02/2023 18h00, última modificação: 07/03/2024 19h26
Lucas Victor Ribeiro - Rural Cerrado 2020

Araçá, cambuí, gabiroba, jabuticaba, jambolão - ou jamelão. Todo "mineiro-raiz" já ouviu falar em pelo menos uma dessas frutas, típicas do cerrado. O potencial promissor destas espécies para o desenvolvimento de novos produtos pelas indústrias alimentícia, química e farmacêutica, devido às suas propriedades bioativas, foi apontado em estudo do qual participou a professora Ana Cardoso de Paula, docente do Núcleo de Agronomia e do Mestrado Profissional em Sustentabilidade (MPSTA) do Campus Bambuí

Intitulado "Uma revisão integrativa sobre os principais flavonoides encontrados em algumas espécies da família Myrtaceae: caracterização fitoquímica, benefícios à saúde e desenvolvimento de produtos" (em tradução livre), o artigo sobre o tema foi publicado no periódico científico internacional "Plants". O trabalho examinou estudos publicados entre 2016 e 2022, relacionados com os frutos araçá (Psidiumttlettleianum), cambuí (Myrciaria floribunda), gabiroba (Campomanesia xanthocarpa), jabuticaba (Plinia cauliflora) e jambolão (Syzygium cumini). Foram levantados os principais flavonoides presentes em diferentes frações dessas plantas da família Myrtaceae: folhas, cascas, polpas, sementes; e em produtos desenvolvidos, como geleias, sobremesas, vinhos, chás e outras bebidas.

Os flavonoides são substâncias que exercem variadas funções orgânicas em determinados vegetais e que possuem potencial antioxidante, anti-inflamatório e antibacteriano, entre outros benefícios. Assim, a revisão identificou, também, "os efeitos positivos à saúde verificados nesses estudos, como as qualidades anti-inflamatórias do jambolão, antidiabéticas da gabiroba, antioxidantes do araçá e cardioprotetoras da jabuticaba, que estão relacionadas à presença desses fitoquímicos". "O mais relevante é o mapeamento da diversidade de populações e subpopulações de uma mesma espécie, de árvore frutífera, que mostra a grandeza da diversidade do cerrado, não só no número de espécies, mas também na diversidade dentro da mesma espécie", explica Ana Cardoso. "Esse estudo irá lançar uma nova luz sobre a possibilidade de selecionar variedades que tenham potencialidade agronômica", completa.

Além disso, o projeto busca utilizar não somente a parte comestível do fruto, mas também os resíduos no desenvolvimento de novos produtos, agregando valor e gerando renda para os produtores e coletores de frutos do cerrado. "Isso leva ao uso sustentável de recursos do bioma que é a geração de renda e a preservação", destaca a pesquisadora.

Árvores do Cerrado

O estudo em questão integra o projeto Árvores do Cerrado, do qual Ana Cardoso participa, sob coordenação de Júlio Ferreira de Melo, da UFSJ - Campus Sete Lagoas e, também, professor externo do MPSTA. A iniciativa tem por objetivo estudar a diversidade por meio do perfil químico das populações de árvores frutíferas do cerrado mineiro. "O artigo publicado  faz parte da proposta de valorizar os frutos nativos do cerrado, estimulando a exploração comercial de produtos derivados e ainda a preservação do bioma", explica Ana Cardoso.

No Laboratório de Fisiologia vegetal do Campus Bambuí, a professora Ana Cardoso conduz pesquisas relacionadas ao potencial terapêutico, agrícola e nutricional da flora nativa, endêmica do cerrado, assim como pesquisadores parceiros da UFSJ e UFMG. Alunos interessados em participar de pesquisas nesta temática e servidores que queiram colaborar podem entrar em contato com a docente pelo e-mail ana.paula@ifmg.edu.br.

O projeto conquistou a segunda colocação nacional no Edital Rural Sustentável – Cerrado, que recebe recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, sendo contemplado com R$ 200 mil em recursos. A publicação do artigo, por sua vez, obteve apoio do IFMG por meio do edital 59/2020, da Arinter. "Editais desta natureza são de grande importância para o avanço da pesquisa em nossa instituição", pondera a pesquisadora.

Acesse o artigo completo: “An integrative review on the main flavonoids found in some species of the Myrtaceae family: phytochemical characterization, health benefits and development of products”