Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoas > ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIO
conteúdo

ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIO

publicado 19/05/2021 09h07, última modificação 05/04/2024 09h05

O que é?

É a admissão de estudantes de nível técnico e universitário para estagiar nas diversas Unidades/Órgãos do IFMG, proporcionando contato com o ambiente profissional e aprimoramento de suas competências. A jornada de estágio deve ser compatível com o horário escolar, podendo ser de no mínimo 20 horas ou, no máximo, 30 horas semanais (6 horas diárias, ininterruptas).

A quem se destina?

Estagiários de nível técnico ou universitário aprovados em Processo Seletivo e Unidades/Órgãos que tenham vagas e recursos disponíveis para estagiários em seu quadro de vagas.

Tipos de Estágio:

  • Obrigatório: é requisito para aprovação no curso e obtenção do diploma e deve constar no Histórico Escolar do aluno. Não há obrigatoriedade de pagamento de bolsa e auxílio transporte, e não é necessário Processo Seletivo para ingressar no estágio, sim através de chamada pública. É obrigatória a apresentação de declaração da Instituição de Ensino contendo a carga horária necessária para o estágio.
  • Não-Obrigatório: é desenvolvido como atividade opcional pelo aluno. Há obrigatoriedade de pagamento de bolsa e auxílio transporte, sendo necessário Processo Seletivo para a admissão.

 

 Participe dos nossos Editais de Seleção para Estágio - Clique Aqui

Procedimentos para o estagiário:

Após a finalização do Processo Seletivo e divulgação do Edital do Resultado Final, o candidato aprovado será convocado através de email e deverá providenciar em até 5 dias úteis:

  1. Cadastro de Usuário externo SEI-IFMG - Clique aqui
  2. Lista de Documentos Obrigatórios - Clique aqui
  3. Orientações de Peticionamento (leia toda a orientação com atenção) - Clique Aqui
  4. Solicitar na Instituição de Ensino que estuda que realize o cadastro de Usuário externo SEI-IFMG

Caso não se proceda o cadastro no SEI-IFMG dentro do prazo estipulado, tanto do estudante quanto da Instituição de Ensino, o candidato será automaticamente desclassificado.

 

Observações:

  • A data de início das atividades do estagiário deve ser, obrigatoriamente, a mesma constante no Termo de Compromisso. O início das atividades deve ser na data informada no Termo e, caso o estagiário não inicie as atividades na data informada, deverá ser emitido outro Termo com nova data de início, respeitando o cronograma. 
  • A realização do estágio somente será possível mediante assinatura prévia do Termo de Compromisso de Estágio celebrado entre o estudante, o IFMG e a Instituição de Ensino.
  • Não será possível assinatura de TCE fora do sistema SEI-IFMG
  • O Termo de Compromisso de Estágio de candidato menor de 18 anos também deve conter, obrigatoriamente, a assinatura dos pais e/ou responsáveis.
  • A responsabilidade pelos recursos para pagamento dos estagiários quanto à admissão, prorrogação e alteração de termos de estágio é da Unidade/Órgão.
  • A jornada diária do estágio deverá ser cumprida de maneira ininterrupta ao longo do dia, observando-se o limite de 6 (seis) horas diárias e o intervalo de 15 minutos intrajornada.
  • A admissão de estagiários remunerados no IFMG se dá somente através de Processo Seletivo.
  • As vagas de estágio são oferecidas exclusivamente para alunos de Nível Médio, Graduação, Pós-Graduação.
  • A duração do estágio no âmbito do IFMG não poderá exceder 2 (dois) anos, conforme previsto no artigo 11 da Lei nº 11.788/2008.
  • A Instituição de Ensino deve assinar via SEI_IFMG o Termo de Compromisso de Estágio e o Plano de Trabalho. A ausência de quaisquer assinaturas impossibilitará a autorização do início do estágio.
  • Unidades organizacionais deverão observar que a documentação citada acima necessária para contratação ou os pedidos de desligamento justificado e assinado pelas partes deverão chegar na CDPES/PROGEP até 5 (cinco) dias úteis antes do fechamento da folha de pagamento do mês que deverá ocorrer a contratação e/ou desligamento do estagiário.

 

Setor Responsável

Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas – CDPES/PROGEP
Dúvidas podem ser dirimidas pelo e-mail  concursos@ifmg.edu.brTelefones: (31) 2513-5206 ou (31) 2513-5210

Fluxo para realização de processo seletivo para contratação de estagiário para estágio não obrigatório - Reitoria

Orientação a Gestão de Pessoas dos Campi - Admissão de Estágio Não Obrigatório

Edital de Chamada Pública Estágio Curricular Obrigatório - Reitoria     -   Quadro de vagas

Fluxo de Estágio Obrigatório - IFMG como Concedente de Estágio

Previsão Legal