conteúdo

ABRIL VERDE

publicado 27/04/2023 09h49, última modificação 27/04/2023 09h49

Abril Verde.jpg

Durante o mês de abril, órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderem à campanha Abril Verde sendo que o seu símbolo é um laço da mesma cor.  Esta é uma forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. O mês de abril foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho.

 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho o Brasil registrou, em 2022, 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. O número de óbitos provocados por esses acidentes chegou a 2,5 mil. A atividade de atendimento hospitalar é o setor com maior número de notificações, que chegam a mais de 59 mil casos. Técnicos de enfermagem foram os profissionais mais acidentados, com 36 mil casos. A cidade de São Paulo registrou, no ano passado, mais de 51 mil notificações de acidentes. O Rio vem logo em seguida, com mais de 18 mil, e Belo Horizonte, com 11 mil acidentes.

O objetivo do Movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis.

  A prevenção de acidentes é muito importante para manter a saúde do trabalhador e a segurança do ambiente. Para usufruir de todos os benefícios que a prevenção de acidentes no trabalho pode promover, é válido seguir algumas práticas básicas:

 

●     Preze pela atenção no trabalho Primeiramente, todo trabalho precisa ser feito com foco. Especialmente em cargos que envolvam riscos, é fundamental ter atenção nos fatores do ambiente que podem torná-lo perigoso.

●     Evite a exposição imprudente ao risco  Alguns acidentes podem acontecer por imprudência do trabalhador. Se alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, não se aproxime. Esse pensamento deve ser difundido por todos  para que, assim, se torne uma ideia ampla.

●     Mantenha o local de trabalho limpo e organizado Muitos acidentes ocorrem por desorganização da área de trabalho. Por exemplo, uma caixa deixada no caminho, uma ferramenta largada no chão, algum produto vazando pelo piso e outros desleixos podem causar acidentes.

●     Cuide de você e dos seus colegas de trabalho Promover ações de prevenção é um trabalho em equipe a todo momento. Por isso, é essencial que companheiros de trabalho cobrem e orientem uns aos outros, para evitar acidentes e situações de risco.

●     Comunique incidentes Incidentes podem virar facilmente acidentes. Tudo que acontecer fora da normalidade em suas tarefas deve ser comunicado aos superiores. Comunicar esses acontecimentos serve para chamar atenção para ocorrências que podem se repetir com outros trabalhadores. Assim, futuros problemas podem ser evitados de maneira simples, com a adoção de práticas de correção e prevenção.

●    Não execute atividades em que não seja treinado Trabalhadores não devem executar atividades para as quais não são treinados, especialmente, as que envolvem riscos. Muitas delas requerem treinamentos e cursos mais profundos, justamente o que qualifica colaboradores para executá-las.

Se liga nessa:  um ambiente de trabalho ergonômico oferece  maior conforto e previne acidentes e patologias ocupacionais. 

 Dicas de Ergonomia

 

 Nos termos do art. 212 da Lei nº 8.112, de 1990, configura acidente em serviço o dano físico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo exercido. O registro do acidente em serviço deve ser feito junto a Unidade SIASS ou serviço de saúde do servidor. A caracterização do acidente em serviço está condicionada à relação do nexo causal e terá como resultado a emissão de comunicação de acidente em serviço do servidor público – CAT/SP.

 Para saber mais sobre como proceder em caso de acidente de trabalho no IFMG acesse:

 https://www.ifmg.edu.br/portal/progep/desenvolvimento-de-pessoas/licencas/licenca-por-motivo-de-acidente-em-servico-ou-doenca-profissional

 

Referências

 https://abrilverdeoficial.com.br/

 https://www.tre-se.jus.br/comunicacao/noticias/2021/Abril/abril-verde-destaca-a-prevencao-de-acidentes-de-trabalho

 https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/abril/conscientizacao-sobre-a-importancia-da-sst-marca-o-movimento-abril-verde

 https://www.trt21.jus.br/noticias/noticia/abril-verde-2023-abre-sua-programacao-nesta-terca-feira-4

 https://blog-pt.checklistfacil.com/prevencao-de-acidentes/