Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoas > Qualidade de vida no trabalho > Junho Branco: Prevenção ao abuso de drogas
conteúdo

Junho Branco: Prevenção ao abuso de drogas

publicado 28/06/2023 17h01, última modificação 29/06/2023 10h14

Em 1987 a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 26 de junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Esta data foi criada para conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas. O objetivo do mês junho  branco é ajudar na prevenção e na conscientização sobre o uso de drogas ilícitas,visando fomentar e viabilizar conversas ou diálogos na sociedade

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), “todo ano 210 milhões de pessoas usam drogas ilícitas no mundo, das quais quase 200 mil morrem anualmente. O uso e o tráfico de drogas constituem ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico”.

As drogas são substâncias químicas que alteram algumas funções biológicas no organismo e não são produzidas naturalmente em nosso corpo. Neste grupo incluem-se, medicamentos, bebidas alcoólicas, cigarro, maconha, crack e cocaína. Elas causam alterações nas funções biológicas no nosso organismo, sendo algumas responsáveis por alterações no comportamento, humor e níveis de consciência.

Dependendo da droga utilizada, uma pessoa pode apresentar efeitos agudos como boca seca, aumento dos batimentos cardíacos, euforia, falta de coordenação motora, delírios e alucinações. Esses efeitos podem ser extremamente prejudiciais e colocar a vida do usuário e de outras pessoas em risco. O consumo de álcool associado à direção, por exemplo, é responsável por uma série de acidentes de trânsito todos os anos, os quais interrompem a vida de várias pessoas de maneira precoce. Delírios e alucinações, causados por algumas drogas perturbadoras, também são responsáveis por mortes, uma vez que provocam comportamentos de risco que expõem essas pessoas a situações às quais elas não se sujeitariam em outros momentos.

Os efeitos crônicos são também tão prejudiciais à vida das pessoas que usam drogas quanto os efeitos agudos. Problemas respiratórios e cardiovasculares, cânceres, infertilidade, lesões no fígado e problemas no aparelho digestório são alguns dos efeitos crônicos observados pelo uso de drogas. O álcool, por exemplo, muitas vezes visto como inofensivo, é responsável por causar cirrose e hepatite alcoólica. O cigarro está relacionado com o desenvolvimento de pneumonia, bronquite, enfisema pulmonar, úlcera digestiva e câncer.

A droga provoca alterações no cérebro que causam dependência e quanto mais cedo o início de uso de drogas, maior o risco de dependência, de transtornos mentais associados e de comportamento alterado em decorrência do uso.  Pesquisas mostram que como o cérebro de um adolescente ainda está em desenvolvimento, os efeitos do álcool podem não ser iguais àqueles sentidos por um adulto. Por isso, pode acontecer que alguns adolescentes, por exemplo,  passem a beber mais e com mais frequência, criando condições para problemas com o álcool no futuro. Por isso, é importante evitar o início do consumo de álcool principalmente antes dos 18 anos, experimentar bebidas alcóolicas muitas vezes é incentivado nas famílias e nos grupos de amigos.

Os pais e os amigos são as influências mais importantes nas vidas de crianças e adolescentes quando se trata de bebida. No início da vida, os pais são os principais modelos de comportamento. Eles podem ajudar a moldar padrões e atitudes em relação à bebida que ficarão por toda a vida. Os amigos também são parte importante da vida de um adolescente, quando a pressão da aceitação pelo grupo e de ser independente aumenta.

No material elaborado  pelo UNIFICA - Comitê Nacional de Saúde e Qualidade de Vida dos Institutos Federais é possível saber mais sobre o assunto e ver dicas de como prevenir a dependência química. Veja abaixo:

O material informativo produzido pelo Comitê com essa temática já está disponível no CLIQUE AQUI

 

Referências

  • https://bvsms.saude.gov.br/26-6-dia-internacional-sobre-o-abuso-e-o-trafico-ilicito-de-drogas/#:~:text=26%2F6%20%E2%80%93%20Dia%20Internacional%20sobre,o%20Tr%C3%A1fico%20Il%C3%ADcito%20de%20Drogas

 

registrado em: