conteúdo

Outubro Rosa

publicado 07/10/2021 14h20, última modificação 07/10/2021 14h20

outubro rosa.jpeg

Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Câncer de mama!! Vamos falar sobre isso!!

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

O que aumenta o risco?

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).

É possível reduzir o risco de câncer de mama?

Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Quando e quem deve fazer a mamografia?

A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame de mamografia a cada dois anos. Já entidades médicas – entre elas o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) – recomendam que mulheres se submetam ao exame anualmente, a partir dos 40 até os 74 anos. Em casos específicos, como quando há histórico de casos de câncer de mama na família, o médico pode solicitar o exame em idades mais jovens e intervalos mais frequentes.

Como é feita a mamografia?

O seio é colocado entre as duas placas do mamógrafo, que emite raios X para produzir as imagens. Pode ser um pouco desconfortável por conta da compressão e algumas mulheres sentem dor nos seios, principalmente se o exame for feito logo antes do período menstrual. Use essa informação para programar seu agendamento.

Autoexame

Vale lembrar que o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biópsia, que podem definir o tipo de câncer e a localização dele.

O autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas e assim procure rapidamente um médico.

De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores. Alimentação, controle do peso e atividade física podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. Também deve-se evitar o consumo de álcool e tabaco.

autoexame.jpg

Fonte: Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo — Foto: Instituto Conde

Divulgue essa informação!!

Fonte: www.inca.gov.br

Durante o mês de outubro, o Instituto Mário Penna, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), irá disponibilizar 2 mil mamografias gratuitas para mulheres a partir dos 50 anos que não fizeram o exame nos últimos 12 meses.

A ação faz parte da campanha Outubro Rosa do instituto que, este ano, tem como tema “A prevenção é de todas as cores”. Segundo o instituto, o objetivo é ampliar a ação social da campanha, dando "visibilidade a diferentes padrões estéticos", ressignificando olhares e questionando desigualdades.

O agendamento deve ser feito por telefone de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 18h. Saiba mais no site do Instituto Mário Penna.

Além disso, o exame de mamografia é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mediante prescrição.

Referencias:

  • https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso2016.pdf
  • https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/mamografia/
  • www.inca.gov.br

 

Aproveite para conhecer o nosso espaço no site acessando - Qualidade de Vida no Trabalho

Queremos te ouvir: : qvt@ifmg.edu.br

Fique ligado nas próximas edições.

 

registrado em: