Você está aqui: Página Inicial > Pró-reitoria de Gestão de Pessoas > Desenvolvimento de Pessoas > Qualidade de vida no trabalho > Outubro Rosa!!! Prevenção ao Câncer de Mama.
conteúdo

Outubro Rosa!!! Prevenção ao Câncer de Mama.

publicado 19/10/2023 13h42, última modificação 19/10/2023 13h42

CÂNCER DE MAMA

Falar abertamente sobre o câncer de mama pode ajudar a esclarecer mitos e difundir verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença.Há vários tipos de câncer de mama, e por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas.Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente.Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Números

O câncer de mama é o tipo mais frequente de câncer em mulheres, após o câncer de pele não melanoma. Em 2020, foram 18.032 mortes causadas pela doença, sendo 17.825 mulheres e 207 homens.

 Quais são os sinais de alerta para o câncer de mama?

É importante saber quais são os sinais de alerta para o câncer de mama:

  • Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor, independentemente da idade, ou qualquer nódulo persistente após a menopausa.
  • Alterações no formato ou saída espontânea de líquido pelos bicos do peito (mamilo).
  • Pequenos caroços no pescoço ou axilas.
  • Mais raramente pode haver pele avermelhada, com aspecto de casca de laranja.
 A mamografia de rastreamento é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Informe-se sobre os riscos e os benefícios desse exame.

Diagnóstico

Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado, para isso, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica se dá por meio da biópsia.

Tratamento

Existe hoje mais conhecimento sobre as variadas formas de apresentação da doença (algumas mais agressivas e outras menos) e diversas terapêuticas estão disponíveis. O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra (estadiamento) e do tipo.

As alternativas terapêuticas podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia-alvo). Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de a doença já possuir metástases (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.

Curiosidade

Especialistas que compõem a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos (USPSTF) publicaram recentemente a atualização de suas recomendações para rastreamento de câncer de mama em território americano. Nesta atualização sugerem rastreamento mamográfico para todas as mulheres entre 40 e 74 anos, a cada dois anos. A principal modificação em relação às recomendações anteriores da mesma entidade foi em relação ao início do rastreamento aos 40 anos, não mais aos 50.

No Brasil, também temos recomendações diferentes para o rastreamento. O Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) indicam rastreamento mamográfico anual a partir dos 40 anos. No entanto, as recomendações do Ministério da Saúde indicam mamografia bianual a partir dos 50 anos.

Mamografias gratuitas

Mais uma vez, o Instituto Mário Penna, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, oferecerá 2 mil mamografias gratuitas durante o mês de outubro.

Os exames poderão ser realizados em mulheres de 50 a 69 anos, que não tenham realizado o exame nos últimos 2 anos e que sejam residentes de Belo Horizonte. O agendamento pode ser feito pelo telefone (31) 3349-1212, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Além da oportunidade de realizarem a mamografia para triagem do câncer de mama, as mulheres também serão convidadas a contribuírem com a unidade de Pesquisa Translacional do Mário Penna. As voluntárias da ação poderão participar do “Teste de Triagem do Câncer de Mama por Biópsia Líquida”, um novo método, minimamente invasivo, que avalia por meio de uma amostra de sangue a presença da doença.

Esse método de pesquisa foi premiado como melhor trabalho apresentado pela Unidade no Congresso Brasileiro de Cancerologia 2023. O objetivo de convidar as mulheres a participarem desse processo é checar a conformidade do novo teste com os resultados da mamografia, auxiliando, assim, na descoberta de novos testes de diagnóstico do câncer de mama.

Referências Bibliográficas

registrado em: