Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Superior > Bacharelado Engenharia Ambiental e Sanitária
conteúdo

Informações do curso Bacharelado Engenharia Ambiental e Sanitária

por Ronaldo Fernandes Roque publicado 22/09/2017 13h18, última modificação 18/04/2022 15h16

E-mail da coordenação do cursocoordenacao.eas.gv@ifmg.edu.br

Ato Legal de Criação: Resolução nº 41 de 14 de setembro de 2017

Ato Legal de Autorização: Portaria nº 1177 de 29 de setembro de 2017

Nível: Superior

Curso: Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária

Modalidade oferecida: Bacharelado

Modalidade de ensino: Presencial

Requisito de entrada: Ensino Médio completo

Turno: Integral

Duração: 5 anos

Vagas: 40 (por semestre)

Regime de matrícula: Semestral por disciplina

Formas de ingresso: Processo Seletivo, SiSU, Transferência interna/externa, e Obtenção de novo título

Coordenador: Prof. Luiz Fernando da Rocha Penna

Contato(33) 3272-5400 | Ramal 5410

Local: Avenida Minas Gerais, nº 5.189, Ouro Verde, Governador Valadares-MG

Descrição básica do curso e perfil do profissional:

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária visa fornecer aos alunos todo o conhecimento e habilidades necessárias para propor soluções para os problemas ambientais associados à administração, gestão ambiental, uso sustentável dos recursos e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais e controle de poluição, bem como realizar diagnóstico, elaboração e coordenação de projetos de saneamento básico e de obras sanitárias.

O que é? 

É o ramo da engenharia que visa garantir a implantação do conceito de desenvolvimento sustentável nos diversos setores da economia garantindo a adoção de medidas preventivas e de controle da poluição, além de garantir o cumprimento do direito ao acesso à água e aos serviços de saneamento básico, tão deficientes no Brasil.

Onde trabalhar? 

Os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, indústrias, empresas de consultoria, têm demandado cada vez mais profissionais capazes de lidar com questões tecnológicas, de gerenciamento e planejamento nas áreas ambiental e sanitárias. Além dessas instituições, o engenheiro ambiental sanitarista poderá assumir cargos acadêmicos nas áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento.

O que se estuda no curso?

O curso contempla o ciclo básico de engenharia com disciplinas de cálculo, matemática, física, química e informática. Na sequência, são oferecidas matérias específicas e profissionalizantes da área ambiental e sanitária, como gestão ambiental, saneamento ambiental, recuperação de áreas degradadas, geotecnia, estruturas de concreto, sistemas de drenagem e de tratamento de efluentes, dentre outras.

Mercado de trabalho

O engenheiro ambiental e sanitarista pode atuar em diferentes setores empresariais públicos e privados, órgãos públicos relacionados à administração pública e ao meio ambiente, ensino, desenvolvimento e pesquisa, bem como atuar no terceiro setor da economia por meio de prestação de serviços em empresas de consultoria e/ou de forma autônoma.

Documentos

ITEM DESCRIÇÃO LINK
Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

Documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Entre outros elementos, é composto pelos conhecimentos e saberes necessários à formação das competências estabelecidas; estrutura e conteúdo curricular; ementário; bibliografia básica e complementar; estratégias de ensino; docentes; recursos materiais; laboratórios e infraestrutura de apoio ao pleno funcionamento do curso.

Matriz Curricular Lista o conjunto de disciplinas, pré-requisitos e correquisitos a serem cursadas ao longo do curso de acordo com o período de entrada do aluno.
Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho apresentado como requisito obrigatório para formação do aluno.