Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 41º encontro do Diálogos: Uma harmonia de ideias

41º encontro do Diálogos: Uma harmonia de ideias

por Comunicação publicado: 29/05/2023 12h48, última modificação: 29/05/2023 14h01

Já parou para pensar nos diferentes significados da letra de uma música? Essa foi a principal temática da discussão na última quarta-feira, durante o 41º encontro do Diálogos, em que alunos, professores e convidados analisaram e debateram a letra da música “Cajuína”, do aclamado cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso.

A música “Cajuína” foi escrita por Caetano algum tempo depois da morte de seu amigo, o poeta Torquato Neto. Além de uma demonstração do amor, da amizade e do carinho entre os dois, a canção foi uma forma de Caetano demonstrar e superar o luto. “Ainda não passei pelo luto, porém o que muitos falam é que no primeiro momento você não sente o baque, você não chora, mas sente a dor nos momentos singelos do dia a dia”, comentou Ary Hazel, participante da comunidade externa. “No caso do Caetano, foi quando ele encontrou o pai de Torquato Neto, entrou na casa que ele já havia entrado, bebeu a cajuína que ele já tinha bebido, pegou na flor a qual ele já devia ter pegado; tudo aquilo, mesmo anos após a morte de seu amigo, causou nele um grande impacto”, concluiu.

Encontro n. 41 projeto Diálogos_24/05/2023O encontro contou ainda com a participação de ex-alunos. “Eu estava com saudades! Participei de todos os encontros do Diálogos na minha época (2015 a 2017), e era muito pequeno o projeto, tanto o local dos encontros quanto o número de participantes, e é muito bom vê-lo crescendo desse jeito”, relatou Yuri Trambaioli, ex-aluno do IFMG (egresso do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente) e ex-voluntário do projeto.

Por fim, cabe ressaltar a decoração do auditório feita pela professora Etna Castro, responsável pela escolha do texto: teve até uma bela mesa com direito à cajuína, flor-menina e fotos da carreira de Caetano. O encontro também foi agraciado com a interpretação de “Cajuína”, a voz e violão, feita de maneira singela e tocante pelo aluno Flávio Vinícius de Araújo, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), voluntário do projeto.

ASSISTA AO VÍDEO DO ENCONTRO produzido por Rayssa Marques, aluna do 1º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST) e voluntária na equipe do projeto em 2023.

Novidade!

Marque em sua agenda: no dia 31 de maio teremos o terceiro encontro do Diálogos da edição 2023, e esse encontro será especial, pois será o primeiro encontro noturno do projeto; será num formato mais compacto, por isso foi batizado de “Diálogos Drops”; e, claro, toda a comunidade está convidada a participar. Mais informações serão divulgadas em breve. Venha fazer parte dessa linda melodia de conhecimento conosco!

-------------------
O texto acima foi escrito pelos estudantes Agnês Mirella Silva Ferreira; Elias Nacif Rodrigues dos Santos; Emilly de Souza Silva; Miriã Alves de Moarais Silva & Rayssa Marques Mendes, alunos do 1º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST). Todos são voluntários do Projeto Diálogos em 2023. Os alunos foram tutorados pela professora Etna Castro.