Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do curso técnico em Meio Ambiente visitam a Estação Central do SAAE

Alunos do curso técnico em Meio Ambiente visitam a Estação Central do SAAE

por Comunicação publicado: 29/06/2023 13h12, última modificação: 29/06/2023 14h23

Estudantes do 3° ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA) do IFMG - Campus Governador Valadares tiveram a oportunidade de visitar a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Governador Valadares.

A visita técnica, realizada na manhã do dia 28 de junho, integrou as disciplinas de Saneamento Ambiental, Recursos Hídricos e Avaliação de Impactos Ambientais, conduzidas, respectivamente, pela professora Déborah Magalhães, professora Lays Almeida, e professor Arnaldo Cambraia.

Visita Técnica ao SAAE_3o TMA_28jun2023A comitiva do IFMG-GV foi recepcionada pela Técnica em Meio Ambiente Rafaela Seríaco Dutra e pelo operador de ETA, Plínio Costa Filho. Ao longo do percurso, os estudantes puderam conhecer as instalações e os processos físico-químicos envolvidos no tratamento de água para o abastecimento humano. A ETA Central é do tipo convencional, sendo composta pelas unidades de captação da água bruta, coagulação, floculação, decantação, filtração, correção do pH, desinfecção e fluoretação. Trata cerca de 1.000 litros de água por segundo e atende 80% da população valadarense.

“É muito bom poder agregar o conhecimento teórico à prática por meio de visitas técnicas. Durante nossa estadia no SAAE, os estudantes do 3º TMA puderam visualizar as etapas do tratamento da água e os desafios da produção de água potável, reforçando o aprendizado. Agradeço ao SAAE pela oportunidade e acolhimento”, explicou profª Déborah.

O estudante Hiago Lucas Camargos Soares destacou os aprendizados gerados pela atividade. "Acredito que a visita foi muito importante e de enorme engrandecimento tanto para nossa formação profissional quanto social. Conhecer e acompanhar o processo de tratamento da água mostra-nos a complexidade e responsabilidade que é fornecer água potável, de qualidade, para as residências de nossa cidade. Ademais, uma excelente oportunidade de visualizarmos na prática tudo aquilo que aprendemos em sala”.

O IFMG-GV agradece ao SAAE e aos seus colaboradores pela recepção e ensinamentos repassados aos discentes durante a visita.