Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos se destacam no Concurso Canguru de Matemática

Alunos se destacam no Concurso Canguru de Matemática

Estudantes dos cursos técnicos Integrados fizeram bonito na edição brasileira de um dos maiores eventos de matemática do mundo. Eles contaram com o apoio dos professores da área na preparação para a prova online realizada em fase única. Confira mais detalhes!
por Comunicação publicado: 27/05/2021 15h26, última modificação: 27/05/2021 17h42

Uma medalha de prata, uma medalha de bronze e duas menções honrosas. Esse foi o resultado da participação de estudantes dos cursos técnicos Integrados do IFMG – Campus Governador Valadares na edição 2021 do Concurso Canguru de Matemática Brasil. Trata-se de uma das maiores olimpíadas de matemática do mundo, com mais de seis milhões de participantes por ano nos mais de 80 países.

Assim como em 2020, neste ano a competição foi realizada no formato on-line, em fase única com teste composto por 30 questões objetivas. A competição destina-se a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Confira quem são os alunos premiados pelo Campus e a manifestação deles sobre os resultados obtidos:

Medalha de prata

André Martins Pereira (3º ano Téc. Integrado em Segurança do Trabalho/TST) - “Fico muito honrado em representar mais uma vez o Instituto no Canguru de Matemática. Agradeço aos professores de matemática do Campus pelo apoio incondicional. Deixo aqui uma frase para representar a minha paixão pelos números: ‘A matemática é o alfabeto que Deus criou para escrever o Universo’ (Galileu Galilei)”.

Medalha de bronze

Larissa Dias de Freitas (2º ano Téc. Integrado em Edificações/TED) - "Fiquei muito feliz de ter conseguido uma medalha! Eu faço essa prova desde o 6º ano, mas esse ano era o que eu menos esperava ganhar algo”.

Honra ao Mérito

Arthur Lopes de Farias Pessoa (2º ano/TED) - “Eu estava com muita saudade de fazer uma prova desse modelo. Não conhecia a prova Canguru e estou feliz com o resultado que obtive. Agradeço ao IFMG-GV pela oportunidade”.

Mateus Ferreira das Graças de Souza (2º ano/TED) - “Primeiramente, quero agradecer a Deus, à escola e aos meus professores, em especial à professora Ana Catarina e ao professor Bruno Bragança. Eu não acreditei que conseguiria tirar uma boa nota, e acabei fazendo poucas questões por causa disso. Ano que vem eu vou me esforçar mais para tirar uma nota ainda melhor”.

Os discentes receberam apoio dos professores de matemática Bruno Bragança, Ana Catarina Cantoni Roque e Deise Nunes Borel. “Na competição deste ano tivemos 28 alunos no Nível J (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e sete alunos do Nível S (3ª série do Ensino Médio), sendo a participação aberta a todos os alunos do Campus. No Canguru foram premiados 10% dos melhores resultados dentro da nota de corte nacional, por nível de prova. Pelo esforço dos nossos discentes, gostaríamos de parabenizar os 35 alunos participantes e em especial congratular os alunos premiados”, declara Bragança.

Saiba mais!

O Concurso Canguru de Matemática teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).

No Brasil, a competição é realizada desde 2009. Tem como objetivos, entre outros, ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.