Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saiba como solicitar a declaração/certificação Enem

Saiba como solicitar a declaração/certificação Enem

por Comunicação publicado: 15/03/2021 09h48, última modificação: 19/04/2022 14h13

Os participantes que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtiveram pontuação mínima para aprovação nas áreas de conhecimento, de acordo com seus respectivos editais, já podem solicitar sua Declaração Parcial de Proficiência ou seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio, caso tenham optado pela Unidade Certificadora IFMG - Campus Governador Valadares.

Informamos que em razão da pandemia, a  Portaria nº 358 de 17 de março de 2020 suspendeu, a partir do dia 18/03/2020, as aulas presenciais e o atendimento ao público, também presencial, no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, por tempo indeterminado. Nesse sentido, o atendimento dos participantes será de forma remota. Não haverá, neste momento, atendimento telefônico, nem presencial no Campus.

Etapas para realização deste serviço:

1 -
Consultar Resultados Obtidos no Exame

Para consultar seu resultado e verificar se obteve a pontuação necessária para Conclusão do Ensino Médio, ou para Declaração Parcial de Proficiência em alguma área do conhecimento, o candidato que se submeteu ao ENEM deve acessar a Página do Participante do INEP/MEC, com seu CPF e senha.

O participante do Enem interessado em obter a certificação ou a declaração deverá atender aos seguintes requisitos:

a)      indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
b)      possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
c)       atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
d)      atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

Obs: A partir da RETIFICAÇÃO da Portaria Inep nº 179, de 28 de abril de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 22 de julho de 2014, o participante do Enem interessado em obter a declaração parcial de proficiência nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias deverá atingir, em cada uma delas, o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos. Para obter a declaração parcial de proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias deverá atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na prova objetiva e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na prova de redação. Em ambos os casos, os participantes deverão atender aos requisitos previstos nas alíneas “a” e “b”.

- Solicitar Certificado de Conclusão ou Declaração Parcial de Proficiência

O candidato deve solicitar seu Certificado de Conclusão ou Declaração Parcial de Proficiência pelo e-mail institucional encceja.gv@ifmg.edu.br da Unidade Certificadora IFMG - Campus Governador Valadares.

O candidato deve colocar no título do e-mail seu nome completo e sua solicitação por ano (ex: José da Silva/Certificação Enem 2015) e anexar ao e-mail os documentos exigidos.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

O candidato deverá enviar ao e-mail encceja.gv@ifmg.edu.br da Unidade Certificadora IFMG - Campus Governador Valadares os seguintes documentos digitalizados:

1. Formulário de Solicitação, disponível AQUI.
    - O candidato deverá imprimir o formulário, realizar seu preenchimento manualmente e digitalizá-lo.
  2. Extrato de desempenho do estudante no ENEM; (folha com a pontuação)
  3. Carteira de identidade (ou outro documento oficial com foto, recente);
  4. CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  5. Foto 3x4 colorida (recente);
  6. Certificado militar (para candidatos do sexo masculino);
  7. Comprovante de Quitação Eleitoral;
  8. Comprovante de Residência;
  9. Declarações parciais de proficiência via ENEM/ENCCEJA .

Para efeito de certificação de conclusão do ensino médio é permitido o aproveitamento das Declarações Parciais de Proficiência.

Observação:  Em caso de aproveitamento de declarações parciais de proficiência, competência para emissão do certificado será da Unidade Certificadora IFMG - Campus Governador Valadares somente se o IFMG for a última instituição na qual o candidato obteve aproveitamento.

3 - Aguardar análise da Unidade Certificadora

A Unidade Certificadora IFMG - Campus Governador Valadares irá verificar os documentos e as informações enviadas pelo candidato, analisar os resultados do solicitante, efetuar o registro no sistema e enviar ao mesmo e-mail do candidato sua Declaração Parcial de Proficiência ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio pelo ENEM.

O solicitante que tiver resultado aprovado em todas as disciplinas ENEM receberá a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, que tem o mesmo valor do certificado enquanto este estiver sendo confeccionado.

4 – Receber a Declaração Parcial de Proficiência ou Certificado

Após confirmação de todos os documentos e informações necessárias, a Unidade Certificadora IFMG - Campus Governador Valadares enviará a Declaração Parcial de Proficiência ao mesmo e-mail utilizado pelo candidato para realizar a solicitação, no prazo de até 60 dias.

O certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem ficará pronto no prazo de até 60 dias , sendo dever do participante buscá-lo na Secretaria Acadêmica do IFMG – Campus Governador Valadares.

Acompanhe AQUI a publicação da relação com o nome e o número do CPF dos concluintes certificados no Ensino Médio pelos campi do IFMG com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem.

Para dúvidas e outras informações, entrar em contato com a Chefia de Registro e Controle Acadêmico do Campus pelo e-mail encceja.gv@ifmg.edu.br.

registrado em: , ,